Participantes do projeto Futuro no Instituto Gourmet em Angra | Foto: Divulgação

A iniciativa Projeto Futuro, projeto liderado pelo Núcleo Educacional e Esportivo Sesquicentenário (Neces), da Loja Maçônica Sesquicentenário, tem oferecido aulas de gastronomia gratuitas, transformando a vida de dezenas de alunos. O projeto visa capacitar os participantes, proporcionando conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho e promover a valorização da culinária local. As aulas de gastronomia ocorrem em parceria com o Instituto Gourmet. Além da gastronomia, o projeto ainda oferece aulas de artesanato e musicalização.

O Projeto Futuro tem apoio de outras lojas maçônicas em Angra, como a Almirante Tamandaré e União e Vitória. A chef de cozinha e professora do projeto, Carla Barbosa, destaca o impacto positivo da iniciativa aos participantes, com a chance de mudar a vida das pessoas.

Carla também ressalta a missão de resgatar e valorizar ingredientes da culinária angrense, como o peixe bijupirá, a banana e o aipim, muitas vezes até desconhecidos pelos alunos.

O Projeto Futuro foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo o patrocínio de empresas particulares e o apoio da prefeitura de Angra.

— O Instituto Gourmet é uma escola profissionalizante, focada em mudar o futuro, transformar a vida das pessoas através da gastronomia. Fizemos uma junção muito legal com o Projeto Futuro, porque esse é o objetivo do projeto. Estamos honrados em receber esses alunos, que são pessoas que têm a ambição de mudar de vida e acompanhamos a evolução aula a aula — diz a diretora do Instituto, Thais Félix.

Alunas exibem os certificados de gastronomia | Foto: Divulgação

Os alunos, por sua vez, já percebem a diferença que o projeto faz em suas vidas. Vitória Vieira, que migrou do artesanato para a gastronomia, explicou a importância da mudança.

— Do artesanato para a culinária, é uma linha muito grande. No artesanato, eu usava para passar o tempo, como uma terapia. Na gastronomia, posso agregar ao currículo e também levar para a minha casa, como uma forma de presentear a minha mãe, por exemplo, com uma comida especial. É uma oportunidade muito grande — enfatizou ela.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.