Teleatendimentos são gratuitos para toda a população. Foto: Divulgação/UFF

Durante todo o mês de outubro, das 10h às 18h, de segunda a sábado, médicos da Universidade Federal Fluminense (UFF) estão participando da campanha nacional de conscientização “TeleSífilis”, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado em 19 de outubro. O público pode obter atendimento por meio do número (21) 3005-3102.

A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), visa orientar a população sobre a sífilis, com foco especial em gestantes, por meio de consultas telefônicas. Médicos da UFF, do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (MIP/CMB), participam voluntariamente do projeto, que está aberto a toda a população.

O serviço oferece informações sobre modos de transmissão, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento da sífilis. Os profissionais também reforçam a importância de que pessoas diagnosticadas ou com suspeita da doença informem suas parcerias sexuais, incentivando-as a buscar orientação médica.

Vale destacar que o atendimento não envolve solicitações de exames ou prescrição de tratamentos. As dúvidas mais recorrentes, além de informações demográficas básicas dos atendidos (gênero, faixa etária, região), serão registradas de forma confidencial para futuras análises e estudos, garantindo o sigilo dos indivíduos.

A campanha busca ampliar a conscientização e prevenção da sífilis, doença que ainda representa um desafio para a saúde pública no Brasil.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.