Governador Cláudio Castro ao lado de Bernardo Rossi acompanhou o andamento de obras | Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro autorizou, na quarta-feira (21), o início das obras da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE Cidade) no bairro Jardim Riviera, em Paraty. O projeto, que conta com um investimento de R$ 35 milhões, será realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Eletronuclear, o município e a concessionária Águas de Paraty. A conclusão da primeira fase permitirá o tratamento de 11 milhões de litros de esgoto por dia, abrangendo cerca de 50% do esgoto da área urbana do município.

“Saneamento é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos transformando sonhos antigos em realidade, atendendo a demandas históricas do Rio de Janeiro. Nosso compromisso é melhorar vidas através de saneamento básico, infraestrutura e turismo, deixando um legado duradouro. Estamos preparando o estado para um futuro promissor, plantando as sementes que renderão frutos para as próximas gerações,” declarou o governador Cláudio Castro.

As ligações prediais que serão conectadas à nova estação já foram instaladas nos bairros mais populosos, como Patitiba, Ilha das Cobras, Parque da Mangueira e Parque Imperial. A previsão é que o projeto seja concluído até o final de 2024.

Durante sua visita a Paraty, Castro também inspecionou o andamento das obras da ETE Trindade, localizada no bairro de mesmo nome, um dos principais destinos turísticos da cidade. Com um investimento de R$ 5,8 milhões, a obra, que conta com apoio do Governo do Estado, garantirá 100% do tratamento de esgoto na vila.

Além disso, o governador verificou as ações do Programa Limpa Rio nos rios Matheus Nunes e Perequê-Açú. Em Paraty, já foram realizados mais de 3,1 km de intervenções fluviais, preparando a cidade para o período de chuvas e melhorando a navegação tanto para barcos pesqueiros quanto para embarcações turísticas.

“É gratificante ver que estamos avançando significativamente no saneamento de Paraty, com a meta de tratar mais de 50% do esgoto da cidade. O trabalho do governador Cláudio Castro está sendo marcante, especialmente nas áreas de saneamento e meio ambiente. O Programa Limpa Rio é um divisor de águas, desobstruindo rios e melhorando a qualidade de vida da população. Com as mudanças climáticas já em curso, o Rio de Janeiro está agindo para prevenir e mitigar seus efeitos, tornando o estado mais resiliente e sustentável,” afirmou o secretário Bernardo Rossi.

As obras do Centro de Hemodiálise e da Casa de Parto de Paraty também foram inspecionadas pelo governador. O centro de hemodiálise, com capacidade para atender 20 pacientes por dia, será fundamental para os moradores da cidade que atualmente precisam buscar tratamento renal em municípios vizinhos. A Casa de Parto, voltada para gestantes de baixo risco, oferecerá atendimento humanizado e acolhedor, com sete leitos disponíveis.

Antes de deixar Paraty, o governador visitou a Associação de Moradores de Trindade e ouviu as demandas da comunidade local.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.