Policiais da UPAm Juatinga observaram indícios de movimentação em local com histórico de caça ilegal. | Foto: Divulgação/DD-RJ

No último domingo (14), policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm Juatinga) realizaram uma operação em Mangaratiba, onde apreenderam diversos materiais utilizados para a caça ilegal de animais, além de armas de fogo.

Durante uma operação na Rodovia Rio-Santos, nas proximidades do Parque Estadual do Cunhambebe, os policiais da UPAm Juatinga identificaram indícios de movimentação em uma área conhecida por atividades de caça ilegal. Após algumas horas percorrendo uma trilha, os agentes localizaram um rancho de caça, onde encontraram duas espingardas, 13 cartuchos de calibres variados, um pote com balins de chumbo, quatro espoletas, um par de coturno e duas gandolas camufladas. Os responsáveis pelos materiais não foram encontrados.

Ainda dentro dos limites do Parque Estadual do Cunhambebe, a equipe da 4ª UPAm descobriu um “girau” de caça e, nas proximidades, um homem armado com uma espingarda municiada, evidenciando a prática de caça ilegal. No local, também foram encontradas “cevas” utilizadas para atrair animais. Durante a abordagem, foram encontrados com o suspeito 11 cartuchos, um pio de caça, duas lanternas, um martelo e uma turquesa, materiais usados na confecção dos girais. Questionado sobre o porte da arma, o suspeito informou não possuir licença, recebendo voz de prisão e sendo encaminhado à 165ª DP.

A população pode denunciar crimes ambientais em todo o Estado ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.