Ação investiga a importação e venda de cigarros eletrônicos pela internet | Foto: Divulgação / PF

Na manhã desta terça-feira, 9 de julho, a Delegacia da Polícia Federal de Angra dos Reis deflagrou a “Operação Vapore”. A ação é parte das investigações sobre a importação e venda de cigarros eletrônicos por meio de redes sociais e sites na internet, envolvendo distribuidores e revendedores de Mangaratiba.

A 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro emitiu dois mandados de busca e apreensão, ambos cumpridos em Mangaratiba. Durante a execução de um dos mandados, um homem foi preso em flagrante por contrabando de cigarros eletrônicos e conduzido à delegacia da PF deAngra dos Reis.

As investigações apontam que os suspeitos atuavam na importação, armazenamento e distribuição dos dispositivos, que eram comercializados online. Na operação, foram apreendidos equipamentos de informática que serão analisados pelo Setor de Perícias Técnicas da PF. Esta é a primeira etapa da operação, focada em identificar os distribuidores e revendedores dos produtos ilegais.

Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, comercialização e propaganda de cigarros eletrônicos. Recentemente, a agência reforçou essa proibição. A venda irregular desses produtos no Brasil configura crime de contrabando, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.