Desde 2018, mais de 5.500 procedimentos cirúrgicos já foram realizados em Angra, ajudando a melhorar a saúde pública de todo o município. | Foto: Luis Fernando Lara / PMAR

Entre os dias 26 e 29 de junho, o Estádio Municipal de Angra dos Reis foi palco de mais um mutirão de cirurgias de catarata, realizado pelo Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Durante os quatro dias de mutirão, foram realizadas 357 cirurgias. Desde 2018, mais de 5.500 operações de catarata foram realizadas em Angra dos Reis. Todas as cirurgias do projeto são realizadas em uma carreta adaptada, seguindo todos os protocolos da Vigilância Sanitária.

Heraldo França, secretário executivo hospitalar do HMJ, comentou sobre o objetivo do mutirão: “Oferecemos um processo completo, desde o atendimento na unidade de saúde até a realização da cirurgia, com pré-operatório e revisão. Com esses mais de 5.500 procedimentos, podemos ver a diminuição da demanda reprimida da cidade e a melhoria na visão daqueles que mais precisam.”

Para participar do mutirão, é necessário um encaminhamento médico. O paciente deve ser avaliado em um posto de saúde e, posteriormente, pelo setor de oftalmologia do HMJ. Se necessário, o pedido de cirurgia é encaminhado e a operação é agendada no mutirão. Os resultados pós-operatórios são muito positivos, com melhorias na visão em aproximadamente 90 dias, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.

A costureira Vera Lúcia, uma das beneficiadas pelo mutirão, elogiou a iniciativa: “A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho em Angra dos Reis. A maioria das pessoas não tem condição de pagar uma cirurgia particular, por isso esse mutirão é muito importante para a saúde do município. Fui super bem tratada, desde o encaminhamento até o dia da cirurgia. Só tenho a agradecer ao mutirão de catarata.”

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.