As aves foram transportadas ao CETAS, em Seropédica | Foto: Divulgação/DD-RJ

Na manhã desta quarta-feira (05), policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga resgataram 20 pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam sendo mantidos em cativeiro no município de Itaguaí. A ação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia do Meio Ambiente (0300 253 1177), sobre a guarda ilegal de animais silvestres.

Os policiais da 4ª UPAm seguiram as informações até o bairro Brisamar, onde localizaram a residência denunciada na Rua Vinte e Seis. No local, encontraram diversas gaiolas penduradas e apetrechos utilizados para a captura de animais, incluindo cinco alçapões armados para captura de pássaros e uma gaiola arapuca. Ao todo, foram resgatados oito coleiros, seis tizis, dois trinca-ferros, um azulão, um galinho-da-serra, um melro e um pintassilgo, todos sem anilhas de identificação.

O responsável pelos animais, questionado sobre as documentações necessárias, admitiu não possuí-las. Ele foi então encaminhado à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da Lei 9605/98. Após a formalização do auto de encaminhamento, os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberão tratamento antes de serem reintegrados ao habitat natural.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.