Ginásio Getúlio Campos Telles, no Estádio Municipal, em Angra | Foto: Divulgação/PMAR

Angra dos Reis sediará o Torneio Quadrangular de Handebol no dia 18 de maio, das 8h às 20h, no Ginásio Getúlio Campos Telles, localizado no Estádio Municipal. O evento, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra, promete reunir equipes femininas e masculinas de diferentes cidades da região, incluindo Barra Mansa e Itaguaí.

O torneio contará com a participação das equipes Handebol Angra, Atlética Medicina Angra, Handebol Barra Mansa, Imperial Handebol Clube de Itaguaí e Santa Cruz Handebol. Serão premiados os três primeiros colocados, tornando a competição ainda mais acirrada.

A ideia para a realização desse torneio surgiu a partir da criação de um polo esportivo da modalidade, que recebe apoio da Secretaria de Esportes desde o final de 2022. Mayara Madeira, professora da Secretaria de Esporte e uma das organizadoras do evento, ressalta a importância de reunir os praticantes de handebol da região e propagar a modalidade por várias cidades vizinhas.

– Desde o final de 2022, a Secretaria de Esportes apoia o handebol, por meio da criação de um polo esportivo para adultos, com ou sem experiência na modalidade. Nossa região possui diversas equipes que praticam o esporte, mas sem nenhum campeonato que abranja todo mundo. Com esse torneio, nossa ideia é reunir os praticantes de handebol e propagar a modalidade por toda a região – comenta Mayara Madeira.

Além disso, a competição também tem como objetivo incentivar jovens a conhecerem e praticarem o esporte. Mayara destaca que em Angra ainda há poucas crianças e adolescentes entusiastas da modalidade, mas acredita que o time adulto representando a cidade e a competição com várias equipes podem despertar o interesse dos mais jovens e criar uma base sólida em Angra.

– Em Angra, ainda temos poucas crianças e adolescentes entusiastas da modalidade. Agora, com o município tendo um time adulto para representar a cidade e uma competição com várias equipes, temos a oportunidade de despertar esse interesse nos mais jovens e, quem sabe, criar uma base em Angra – finaliza Mayara.

O torneio será disputado pelo sistema de pontos corridos, com todos os times se enfrentando. Cada vitória valerá três pontos, empate valerá dois pontos e derrota valerá um ponto. Os dois primeiros colocados disputarão a grande final, enquanto os times que chegarem em terceiro e quarto lugares na pontuação geral irão decidir quem ficará com o troféu de terceiro colocado no torneio.

Confira o calendário de jogos do quadrangular:

8h – Angra x Medicina Estácio (Fem)
8h45 – Angra x Medicina Estácio (Mas)
9h30 – Santa Cruz x Barra Mansa (Fem)
10h15 – Barra Mansa x Imperial Itaguaí (Mas)
11h – Angra x Barra Mansa (Fem)
11h45 – Imperial Itaguaí x Angra (Mas)
12h30 – Medicina Estácio x Santa Cruz (Fem)
13h15 – Medicina Estácio x Barra Mansa (Mas)
14h – Santa Cruz x Angra (Fem)
14h45 – Angra x Barra Mansa (Mas)
15h30 – Barra Mansa x Medicina Estácio (Fem)
16h30 – Imperial Itaguaí x Medicina Estácio (Mas)
17h – Disputa do 3º e 4º lugares (Fem)
17h45 – Disputa do 3º e 4º lugares (Mas)
18h30 – Disputa do 1º e 2º lugares (Fem)
19h15 – Disputa do 1º e 2º lugares (Mas)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.