Uma das tendas de hidratação está na Japuíba | Foto: Divulgação/PMAR

O Dia D nacional contra a dengue convocado para este sábado, 2, em todo o país será marcado em Angra por uma mobilização extra no bairro Parque Belém, uma das comunidades com infestação preocupante do mosquito da dengue desde janeiro. De acordo com a prefeitura angrense, as ações organizadas pela secretaria de Saúde ocorrerão das 9h às 14h, com visitas domiciliares dos agentes, atividades lúdicas para as crianças na praça e nas escolas do bairro. Além disso, a unidade Saúde da Família (ESF) ficará aberta para atendimento e vacinação da população para atualização da caderneta.

Angra dos Reis já desenvolve ações de combate ao mosquito da dengue. No início da semana foi iniciado o atendimento nas tendas de hidratação contra a dengue. Há tendas no Hospital Municipal da Japuíba e no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Centro. Em breve, os SPA’s do Frade, Parque Mambucaba e Jacuecanga também vão receber as unidades volantes.

As equipes de vigilância estão realizando ações diárias de fiscalização e combate ao mosquito Aedes aegipty em todo o município, com visitas domiciliares, busca ativa de focos do mosquito, instalação de armadilhas para remoção de ovos do Aedes e ações de educação em saúde.

O Dia D ocorrerá em todo o país e terá como tema ‘Brasil unido contra a dengue’. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ’10 minutos contra a dengue’.

Nesta quinta-feira, 29, informou à prefeitura de Angra sobre a morte da primeira vítima por dengue na cidade, um entre os quatro óbitos que estavam sob investigação. A vítima, que não teve os dados divulgados, é oriunda do segundo distrito sanitário, exatamente a região da chamada Grande Japuíba, desde a Gamboa até o Encruzo da Enseada.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.