Violência contra a a mulher é preocupação em todo o Brasil | Foto: Agência Brasil

A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2.400 casos registrados, sendo que quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu apenas por ser mulher. Os dados são da Rede de Observatórios da Segurança e foram divulgados nesta segunda-feira, 17, durante o primeiro encontro nacional das Casas da Mulher Brasileira, em Brasília.

A Casa presta atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência. São oferecidos, por exemplo, serviços de acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; acesso à Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública. O serviço ainda não existe na Costa Verde fluminense.

No encontro em Brasília são trocadas experiências sobre o trabalho realizado na Casa da Mulher e também atualizadas as diretrizes e protocolos de atendimento.

— Para que não tenhamos cada local com uma casa isolada, sozinha, nós precisamos ter uma linha de atendimento, uma linha da qualidade, da efetividade do resultado, enquanto uma política nacional que vai dar conta de respaldar a vida das mulheres e garantir segurança no atendimento — explicou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

O governo federal anunciou em março a construção de 40 novas Casas da Mulher. Até o momento, não há previsão de construção do equipamento no Sul fluminense, apesar de pedidos de parlamentares e dos próprios prefeitos.

(*) Com informações da Agência Brasil

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/patrulha-maria-da-penha-protege-e-empodera-as-mulheres/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome