A Polícia Militar do Rio começou nesta segunda-feira, 10, o projeto ‘Bairro Presente’ no Parque Mambucaba, em uma base localizada nos arredores do Campo da Gringa. O local é considerado estratégico e muito movimentado, principalmente nos finais de semana. O Bairro Presente é uma parceria do Governo do Estado do Rio com a prefeitura de Angra para levar mais tranquilidade aos moradores da localidade, uma das mais populosas da cidade. A ação prevê ações de proximidade com a Polícia Militar, que atuará com reforço de 20 agentes no bairro. Angra é a primeira cidade do interior do Rio a receber o projeto.
Criado a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente fará a instalação de módulos onde PMs terão contato direto com a comunidade local, associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes e outras atividades profissionais. O novo módulo de segurança contará com três equipes diárias, focadas exclusivamente na área do distrito. Cada um terá um coordenador, responsável pelo contato com as lideranças comunitárias via WhatsApp durante 24 horas, e equipes circulando pela área demarcada.
— Esta modalidade de policiamento visa trazer mais aproximação da comunidade com a Polícia Militar. São equipes treinadas e totalmente dedicadas ao policiamento do bairro. É aquele policiamento onde o policial procura ter uma relação mais próxima do comércio, das igrejas e dos próprios moradores. É uma integração maior que só traz benefícios para ter um bairro mais tranquilo e seguro — explicou o subsecretário Geral da Polícia Militar, coronel PM Carlos Eduardo Sarmento da Costa.
Para viabilizar o lançamento do novo módulo do Bairro Presente, a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da PM capacitou parte da tropa do 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM) para atuar no programa. O Parque Mambucaba foi escolhido para receber o programa justamente por ser um local muito afastado do Centro, justificando a necessidade de trazer as forças de segurança para mais perto dos moradores.
— Recebermos mais esse policiamento é um privilégio para a cidade. Ganhamos mais três viaturas e isso vai dobrar o policiamento hoje no bairro, com um bom efetivo de policiais que conhecem bem o local e sabem das dificuldades enfrentadas pelos moradores. Com isso, vão conseguir atuar com mais respaldo e segurança para combater crimes que acontecem por aqui e trazer mais segurança para o morador — comemorou o secretário municipal de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
A prefeitura lembra que esta ação junta-se a outras no Parque Mambucaba com foco na segurança, como a inauguração de uma projeção da 166ª DP (Angra) no bairro, iniciada na semana passada.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.