Já começou na Vila do Abraão, a vigésima edição do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande. Nesta quarta-feira, 5, a programação socioambiental do evento foi aberta com diversas ações, incluindo palestras, teatro e exposições. As atividades vão até o sábado, 8, na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na escola Brigadeiro Nóbrega e na avenida Nacib Monteiro de Queiroz (ao lado da sede do Inea/RJ).
As atividades da quarta-feira foram concentradas na Casa de Cultura, com ações interativas apresentadas pela equipe da Eletronuclear, entre elas o Observatório Nuclear, uma espécie de museu virtual. As crianças e jovens conheceram ainda os projetos ambientais desenvolvidos pela empresa, como o Tartaruga Viva e o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras).
— Temos buscado nos aproximarmos das comunidades da Costa Verde. Afinal, estamos inseridos nesta região, e este evento, além dos shows e entretenimento, tem a parte de educação ambiental feita com as crianças da Ilha Grande. Estamos trazendo um pouco do nosso trabalho da Eletronuclear, montamos exposições interativas, e as crianças estão se divertindo — destacou a gerente de Comunicação Integrada da Eletronuclear, Juliana Rezende.
Uma das atividades que mais tem feito sucesso com a garotada é o estande que trata da proteção radiológica. Lá é possível vivenciar parte da experiência de quem trabalha em áreas controladas das usinas, ao colocar a roupa que os protege da radioatividade.
Os visitantes também puderam assistir à peça ‘Sucatinha e o Mar de Lixo’, com uma mensagem sobre a conscientização ambiental, ressaltando a importância da reciclagem. A programação socioambiental é realizada pela prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Eventos e produzida pela Bebel Produções, em parceria com a Eletronuclear e a secretaria municipal de Educação.
— É necessário ressaltarmos a importância da preservação do meio ambiente, principalmente na Ilha Grande, que é Patrimônio Mundial Natural. Nada melhor do que propagar essa mensagem por meio dos alunos, despertando neles essa conscientização e a vontade de cuidar da natureza — frisa João Willy, secretário de Eventos.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Mais informações e a programação completa dos eventos estão no link abaixo: