Leitura fluente é um dos resultados da eficiência na educação | Foto: Agência Brasil

A secretaria de Educação de Angra está realizando desde maio, avaliações individuais de fluência em leitura com todos os alunos da rede pública municipal. Os testes variam desde a leitura em um quadro de palavras e pseudopalavras, até a de um texto narrativo. As avaliações fazem parte do planejamento estratégico pedagógico em uma parceria da secretaria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (CAEd/UFJF). Os testes foram até 6 de junho e terão os resultados divulgados em 15 de julho.

— A habilidade de leitura de um texto de forma rápida, suave e com pouco esforço, é uma meta para os anos iniciais de escolarização. Esta parceria com o CAEd é mais uma ação fundamental do planejamento estratégico pedagógico em busca de aprimorar os índices de capacidade de leitura de nossos alunos — explica o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

As avaliações visam verificar a capacidade da leitura de palavras e textos adequados à etapa escolar de cada aluno de forma fluida e com ritmo adequado. A partir dos resultados, gestores e professores vão verificar como seus estudantes se encontram em relação a esta dimensão essencial da alfabetização.

— Os testes de leitura são ferramentas importantes da secretaria de Educação, em parceria com as escolas municipais, que possui como objetivo a avaliação do nível de leitura, compreensão, autonomia e a fluência dos nossos alunos. A meta principal desta gestão é que todos, ao terminarem sua etapa escolar, tenham adquirido as habilidades necessárias previstas no currículo escolar municipal — relatou Alana Franco, diretora da escola municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí.

A avaliação de fluência consiste também na aferição da capacidade de velocidade e precisão na leitura. O quadro de palavras utilizado nas avaliações segue critérios linguísticos, como extensão, tonicidade, complexidade silábica, frequência na língua portuguesa e correspondências grafofonêmicas regulares e irregulares. O tempo médio de aplicação dos testes, por estudante, é de 10 minutos.

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