Interior da Casa Abrigo também recebeu melhorias | Foto: Divulgação/PMAR

Após uma série de problemas, denúncias de abuso sexual entre menores e uma intervenção administrativa na direção da unidade e na secretaria de Assistência Social, a prefeitura de Angra anunciou esta semana, a entrega de obras de revitalização e investimentos na Casa Abrigo Roger Agnelli, no Areal. O espaço abriga crianças e adolescentes em situação de risco social e foi alvo de inspeção do Ministério Público Estadual em que a estrutura do serviço foi severamente criticada. Agora, porém, a realidade é outra.

De acordo com o próprio governo de Angra, as mudanças fazem parte da intervenção determinada na unidade desde o dia 17 de abril. Com as mudanças, a ‘nova’ Casa pode receber com mais conforto e segurança as crianças e adolescentes vítimas de vulnerabilidade social. O prefeito Fernando Jordão (PL) e secretários foram ao local na sexta-feira, 2, para ver as melhorias. 

— A Casa Abrigo está reestruturada e é importante dizer que foi um trabalho em conjunto de todas as secretarias. Estou muito feliz com o que eu estou vendo aqui hoje com a presença também do Conselho Tutelar. Visitei todos os espaços, vi os quartos que estão bem confortáveis e vi a maneira carinhosa e atenciosa com que as crianças estão sendo tratadas. É uma mudança que com toda certeza vai fazer a diferença por aqui — crê Fernando Jordão. 

O local agora conta com 40 câmeras de segurança e uma central de monitoramento que envia as imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), organismo que já monitora diversos pontos da cidade. 

Além das câmeras de segurança, outras ações como pintura externa e interna, reformas na parte elétrica e hidráulica, conserto dos banheiros e ampliação da cozinha foram feitas. Uma nova equipe de atendimento foi criada e uma grade de programação interna e externa está sendo realizada para que os abrigados tenham mais momentos de socialização. Os cartões de vacinação dos abrigados, que estavam incompletos, foram atualizados, e novas cuidadoras com formação em pedagogia foram contratadas para dar suporte às tarefas escolares. A Casa Abrigo oferece 20 vagas.

— Recebemos a missão de reestruturar e revitalizar a Casa Abrigo. Primeiro mexemos na parte de infraestrutura para fazer um espaço mais acolhedor e confortável para as crianças. O segundo passo foi focar na contratação de novos profissionais e, em trabalho em conjunto com a secretaria de Segurança, a instalação das câmeras, que vai ajudar no acompanhamento e segurança das crianças aqui abrigadas — frisou o secretário interino de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Roberto Peixoto, que acumula hoje a função de Controlador-Geral do município.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome