Que Angra dos Reis é um celeiro de bambas do samba e do Carnaval, isso muita gente já sabe. Só que para que a cidade continue sendo esta referência no ritmo genuinamente brasileiro, o bloco carnavalesco Furiosa realizará a iniciativa ‘Furiosa do Amanhã’. O projeto é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio da prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Cultura e Patrimônio.
O ‘Furiosa do Amanhã’ terá patrocínio da Viação Senhor do Bonfim e da Valle Sul Engenharia, com o objetivo de oferecer oficinas de percussão, intérprete de samba, cavaquinho (para meninos e meninas) e de fundamentos de passista, exclusivamente para as meninas. A iniciativa visa garantir a renovação dos artistas do Carnaval e fomentar um dos maiores traços da cultura popular do país.
As aulas serão ministradas de forma gratuita na sede da associação de moradores do Morro do Peres, com início previsto para o dia 7 de junho.
A inscrição é presencial e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na rua dos Cajueiros, 529, Morro do Peres (em frente à escola do bairro). Podem participar crianças e adolescentes, dos 6 aos 17 anos de idade. O responsável deverá levar cópia e original da certidão de nascimento ou RG da criança/adolescente. São oferecidas 20 vagas em cada turma.
— Angra tem o maior Carnaval do interior do estado e esse título é devido aos blocos de comunidade, que representam a essência do samba. O Furiosa do Amanhã nasceu da necessidade de instruir nossas crianças e adolescentes, para que elas passem a tocar um instrumento de percussão, um cavaquinho, se descobrirem como intérprete ou brilharem como passistas. Queremos fazer com que elas sonhem e sejam defensores da bandeira da cultura popular — comentou Vinícius Gomes, presidente da agremiação carnavalesca.
Para a prefeitura, a iniciativa só tornou-se possível por meio da da Lei de Incentivo, que, de acordo com o secretário de Cultura, Andrei Lara, ‘se consolida como uma grande ferramenta aos fazedores de cultura da cidade’.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.