Já está no ar na plataforma Youtube, o primeiro filme em curta metragem de dois jovens artistas angrenses, Eric Maroni e Dennys Gomes, que decidiram apostar no audiovisual como forma de exibir suas ideias. O curta ‘O Observador’foi criado e produzido a partir e uma ideia do próprio Eric, que escreveu o roteiro baseado na clássica simulação de ficção cientifica alternativa, em que, em um mundo futurista robôs vivem entre os homens e não é possível distinguir corretamente o que é real. Erica dá um exemplo meio atual para explicar a noção da produção.
— Hoje em dia, quando entramos em contato para cancelar algum plano, a chance de nos deparamos com um robô conversando com a gente é muito grande, muitas vezes nós deixamos que a tecnologia faça diversas tarefas diárias no nosso lugar, e isso trás muitos benefícios, mas ao mesmo tempo, dúvidas e questionamentos sobre o futuro, e sobre a onde nós podemos chegar com essa mistura do que é humanidade e do que é tecnologia — explica Eric, que filosofa sobre esse assunto, sem trazer certezas, e nem uma opinião concreta, afinal de contas, ainda é cedo para saber quando acaba a revolução tecnológica atual.
Após escrever o roteiro, Eric chamou um colega e ator angrense, Dennys Gomes, para que o ajudasse na tarefa de transformar o texto em realidade, que Dennys conseguiu imprimir com veracidade, a burocracia, a frieza e a conotação morna que um mundo totalmente robotizado poderia trazer.
Com direção, roteiro e atuação de Eric Maroni, e produção e atuação de Dennys Gomes, o curta está no ar desde 26 de dezembro, sendo lançado oficialmente com diversos elogios e comentários curiosos dos internautas. Muitos ficaram curiosos e surpresos com desfecho final do curta, e muitos se levaram a questionar se o personagem de Eric Maroni (Bento), que representa a tecnologia daquele mundo, era ou não confiável.
Agora, o jovem Eric pretende escrever mais roteiros no mesmo universo, e quem sabe, tornar as ideias uma série de TV ou filme.
— As possibilidades são infinitas e a nossa maior missão é mostrar que a arte e a cultura de Angra dos Reis podem fazer coisas diferentes e ir longe, ainda mais agora com o crescimento dos serviços de streaming como Netflix, Disney Plus e Amazon Prime, que prometem diversificar cada vez mais a produção de conteúdo nacional, e trazer temáticas que não são comuns de serem produzidas no Brasil — acredita Eric.
SINOPSE: No curta “O Observador” somos levados a 2052, num mundo diferente, onde a empresa ENX criou a inteligência artificial (IA) chamada ‘Declarante’, que é introduzida na sociedade sem que a humanidade perceba a presença de um não-humano, e assim, teste a percepção dos indivíduos para uma inserção total das inteligências artificiais no mundo para captar informações privilegiadas. Porém, após o projeto “Declarante 1.0” dar errado, com uma mulher sendo assassinada, a ENX começa a trabalhar numa versão melhorada dessa experiência.
Foto: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Somos o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho.
Leia também: