Escolas estão recebendo novo mobiliário com brinquedos infantis | Foto: Divulgação/PMP

Um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE/RJ) indica que a cidade de Paraty atingiu, em 2020, o maior volume de investimentos públicos por aluno na média registrada nos outros 91 municípios fluminenses. Há anos a cidade fez opção de melhorar seu ensino fundamental com vários investimentos desde em equipamentos e construção de novas escolas, até na melhoria significativa da merenda escolar.

De acordo com o Tribunal de Contas, o valor gasto pelo município chegou a R$ 5.796,75 por estudante. A média de gastos dos demais municípios fluminenses foi de de R$ 5,3 mil por aluno.

Além do valor per capta, Paraty ainda ficou na 35ª posição entre os municípios do Estado em investimento por aluno, na área de educação, cumprindo o limite mínimo constitucional de 25% da receita própria para a educação. O ano de 2020 foi severamente impactado pela pandemia do coronavírus mas não inibiram os investimentos na educação da cidade.

O prefeito Luciano Vidal (MDB) afirma que o investimento crescente em educação é resultado do programa ‘Escola Viva’, implantado no início do atual mandato.

Na área de recursos humanos, o programa já garantiu benefícios como a incorporação de um terço aos salários dos professores, adequação da carga horária dos professores do primeiro segmento e fornecimento de notebooks e internet gratuita para todo o magistério. Também houve a reforma de 34 unidades escolares, além da construção de duas novas creches. Todas as escolas estão recebendo novo mobiliário e parquinhos infantis.

A secretaria de Educação também adquiriu novos ônibus escolares e vans e microônibus para o programa Escola + Esporte, que concilia atividades educativas e esportivas no contraturno do horário escolar. A rede municipal ganhou ainda internet de alta velocidade em todas as unidades escolares, favorecendo especialmente as escolas na zona rural e costeira.

A secretária de Educação, Gabriela Gibrail, ressalta que os investimentos permitem que a prefeitura avance em projetos pedagógicos para melhorar a qualidade de ensino, como o programa de reposição curricular na alfabetização, que já está em vigor nas escolas municipais.

Outra iniciativa em andamento é a implementação da metodologia ‘Montessori’ na rede de educação infantil, com formação, material didático e adequação dos espaços escolares.

Foto: Divulgação | Conteúdo publicado antes na edição impressa (nº 375)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/programa-escola-viva-investira-r-70-milhoes-na-educacao-de-paraty/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome