A jovem Thalia e o secretário de Estado de Juventude, Gelby Justo | Foto: Divulgação

A jovem estudante e pesquisadora Thalia Oliveira, 25, uma das lideranças jovens do Sul Fluminense e da Costa Verde, visitou a Secretaria de Estado de Ação Comunitária e Juventude do Rio de Janeiro em busca de iniciativas e projetos que possam ser replicados no interior. A visita ocorreu a convite do secretário de Estado de Juventude, Gelby Justo.

Durante a estada na secretaria, Thalia conheceu o funcionamento e as iniciativas do organismo. Segundo ela, parte do trabalho é estruturado em Centros de Referência da Juventude (CRJ’s), onde são ofertados cursos livres de incentivo à cultura e ao esporte, iniciativas de reforço escolar e formação nas áreas de geração de emprego e renda.

O secretário Gelby destacou que algumas iniciativas ainda não alcançam todo o Estado e devem ser ampliadas em breve.

— Desde que a secretaria foi criada, há seis meses, implementamos dois projetos para ouvir os moradores das comunidades: o ‘Dá o Papo’ e a ‘Casa do Diálogo’, em que recebemos as demandas da população local e encaminhamos para os diversos organismos do Estado. Além disso, estamos reformando sete Centros de Referência da Juventude que estavam abandonados. Dois já foram reinaugurados com quase mil vagas de cursos para a população. Outros dois já estão prontos — destacou Justo.

O secretário ainda prometeu que, em breve, serão reinauguradas outras unidades de atendimento e espaços também no interior. O objetivo, segundo ele, seria dobrar o número de Centros de Juventude no Estado até o fim deste ano.

— A secretaria foi criada para dar empoderamento e visibilidade aos moradores de comunidades até então esquecidas. Em nenhum outro governo anterior houve uma pasta exclusiva para tratar assuntos das comunidades. Inclusive, uma das nossas missões é criar um canal de comunicação direta entre estes moradores e o poder público — avaliou.

A paratiense Thalia é acadêmica de Direito pela Universidade do Brasil, pesquisadora de Segurança Pública e Ações Sociais à Cidadania, além de promotora legal popular e professora de ballet clássico. Nesta última vocação, ela incentivou a implantação de aulas gratuitas para crianças e adolescentes em locais como a UPP do Frade, em Angra.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/upp-do-frade-realiza-festa-de-pascoa-para-criancas-do-bairro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome