O trabalho emergencial liderado pela prefeitura de Paraty no atendimento às vítimas das chuvas foi complementado com louvor pela população do município, que respondeu imediatamente ao pedido de doações e também de mão de obra para atendimentos nos abrigos temporários montados em escolas públicas. A cidade chegou a ter mais de 600 pessoas desalojadas nas primeiras horas após os temporais.
A rede de solidariedade voluntária trouxe acalento e um pouco de esperança para as famílias que sofrem ainda com os efeitos das fortes chuvas. Na escola municipal Pequenina Calixto, que abrigou dezenas de famílias desalojadas e funcionou como um dos pontos de coletas de doações, foram recebidos colchões, água potável, roupas, material de limpeza, kit de higiene e outros produtos doados pela população o tempo todo.
A campanha de solidariedade mobilizou também igrejas e entidades e continua nos pontos de coleta e canais em que se pode fazer ainda uma doação em dinheiro pelo PIX da própria prefeitura no CNPJ 29.172.475/0001-47.
As campanhas de doação visam arrecadar, em especial, produtos de limpeza, cobertores, colchões, travesseiro e kits de higiene. Como ainda há pessoas fora de suas casas, as doações são bem vindas. No início da semana, a prefeitura encerrou o funcionamento dos abrigos em escolas e passou parte dos desalojados para pousadas da cidade.
Fotos: Divulgação/PMP
Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 343)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: