Por iniciativa do vereador Edinho Rodrigues (PP) tornou-se lei no município de Angra dos Reis, a realização de uma semana municipal de mobilização e alerta contra a exploração e o abuso sexual de menores. Para o vereador este alerta é importante não apenas para pais e responsáveis, como também para as autoridades que tratam com a temática.
— Com o crescente número de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes se verifica que a sociedade e o município precisam unir forças para enfrentar este grave problema — adverte o vereador Edinho.
A proposta da semana municipal ‘Todos contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes’ pretende também envolver as escolas públicas e particulares com palestras e debates a respeito do tema. Edinho também quer que sejam mobilizados o Conselho Tutelar e os organismos de segurança, como a Polícia Civil e a Vara da Infância e Juventude. A semana escolhida para estas atividades deve começar a partir de 18 de maio, data em que ocorre o Dia Nacional de Combate à Violência ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
— É necessário ir além de punir os culpados somente. É preciso reestruturar as crianças e adolescentes que forem vítimas, ajudando-as a recomeçar uma vida nova mais humana e digna com seus direitos intactos e respeitados — defendeu o vereador.
A proposta de lei já foi aprovada pela Câmara e está em vigor. A sua implantação depende e é de responsabilidade da prefeitura de Angra dos Reis, por meio de suas secretarias relacionadas ao este assunto.
Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: