Enfim Angra dos Reis receberá cursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), criado pelo Governo Lula para preparar profissionais para a exploração do petróleo e gás na costa brasileira. Começaram no último dia 17, as inscrições para o processo de seleção pública que o Prominp realizará para qualificar mão de obra para esta área, especialmente considerando os investimentos da Petrobras. Na Costa Verde, apenas Angra dos Reis será contemplada com o programa, que vai oferecer 560 vagas para cursos gratuitos em categorias profissionais de nível básico.
Os cursos oferecidos serão de encanador industrial (144 vagas), mecânico montador (80), montador (96), pintor (96) e soldador de tubulação (144).
Para concorrer a uma vaga o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas através do site do Prominp ( www.prominp.com.br ), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Outros postos serão criados no decorrer do período de inscrições e divulgados no site do Programa.
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico). A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.
Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que já se encontra disponível para consulta e download, nos sites do Prominp ( www.prominp.com.br ) e da Cesgranrio ( www.cesgranrio.org.br ).
Com informações da Agência Petrobras de Notícias
Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre