A diretoria do Angra e Ilha Grande Convention Bureau (AIG CVB) recebeu com entusiasmo o anúncio da companhia Azul Linhas Aéreas, por meio de sua operadora regional Azul Conecta, sobre o início da operação de linhas regulares de voos do Rio e São Paulo para o aeroporto de Angra dos Reis. Paraty também será beneficiada com a iniciativa que faz parte da campanha ‘Verão Azul Conecta’. Entre 14 de dezembro e 31 de janeiro de 2021, a companhia terá voos decolando de Congonhas (SP) para Angra e Paraty; do Santos Dumont (RJ) para Angra e Búzios; e de Belo Horizonte (MG) para Búzios. Essas cidades são os principais destinos procurados pelos turistas durante o Verão no estado fora da capital.
Para o presidente do AIG CVB, Marc Olichon, o anúncio confirma o potencial de Angra como destino turístico relevante para o país. Nos últimos anos, a direção do AIG CVB atuou intensamente a favor deste tipo de operação no aeroporto da cidade, além de defender a modernização do espaço, que é importante porta de entrada do turismo na região.
— Todas as gestões recentes do Convention atuaram de forma direta e indireta defendendo a criação desta rota em definitivo. Entre Rio e São Paulo somos um dos destinos mais procurados da região e é vital facilitar o acesso dos visitantes à cidade para movimentar o setor e desenvolver as atividades de turismo — defendeu Marc Olichon, presidente do Convention de Angra.
A Azul Conecta já está comercializando reservas e a venda de passagens pelos canais convencionais da companhia e por meio de agências. Com capacidade para nove passageiros, as aeronaves modelo Cessna Gran Caravan (foto) farão ao menos 38 voos diários para diversos destinos do país. Para Angra serão voos diários de ida e volta de São Paulo (saindo de Congonhas) e do Rio de Janeiro (a partir do aeroporto Santos Dumont), menos às segundas-feiras. A empresa gestora do aeroporto de Angra é associada ao AIG CVB há vários anos e compartilha da confiança das demais empresas de turismo quanto ao futuro do setor no município.
— Será um período experimental de início mas tenho certeza que com a força do turismo na cidade, isso poderá se estender. O Convention Bureau teve um papel importante na defesa deste novo serviço no nosso aeroporto. Será uma alavancagem muito significativa para o nosso turismo e temos total confiança neste projeto — acredita Marco Galvão, diretor da empresa Angra Aeroportos.
Para Governo do Estado, iniciativa fortalece o turismo
Para o governo do Rio, a criação destas linhas de voos regulares entre Rio e São Paulo e os principais destinos turísticos do Estado é um reforço na retomada do turismo. O turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19 e, desde março, o Governo trabalha para estruturar a retomada das atividades, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias. Uma cerimônia nesta quarta-feira, 25, no Palácio Guanabara, marcou o anúncio oficial da iniciativa da empresa Azul. O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC) e prefeitos dos quatro municípios da Costa do Sol e da Costa Verde participaram do evento.
— O aumento do número de voos para as regiões litorâneas durante o verão será muito importante não só para o turismo, mas também para o desenvolvimento do nosso estado, gerando mais empregos. Agradeço à companhia Azul por acreditar no Rio de Janeiro, e é fundamental que tenhamos uma retomada segura e consciente — afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.
O vereador eleito por Angra dos Reis, Dudu do Turismo (PSD), foi um dos presentes. Ele relatou ao Tribuna Livre que o clima é de otimismo quanto ao movimento de turistas na alta temporada, apesar da pandemia. E afirmou ainda que o empenho da direção do AIG CVB em defesa dos voos para Angra foi considerado vital tanto pelas autoridades quanto pela empresa que opera o aeroporto.
— Angra já é um destino muito procurado no Verão por causa das nossas belezas, só que faltava esta opção de chegada. Vai facilitar muito o acesso, gerar oportunidades e, com certeza, tornar-se uma rota definitiva. O apoio do Convention foi muito destacado pelas autoridades e tenho certeza que os empresários de turismo serão mais ouvidos a partir de agora — destacou Dudu do Turismo, que assumirá mandato de vereador em 2021.
Fotos: Divulgação
Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 302)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça este trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: