Com patrocínio da Eletronuclear, cerca de 40 integrantes da comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, de Angra dos Reis, viajou ao Rio de Janeiro na sexta-feira, 21, para conhecer o monumento do Cristo Redentor por meio da experiência imersiva do “Cristo Redentor Experience“. O projeto cultural, promovido pela Obra Social Leste Um – O Sol, tem co-patrocínio da Eletronuclear por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (lei Rouanet).
A iniciativa visa democratizar o acesso ao principal cartão-postal do país, especialmente para pessoas que, por razões sociais ou econômicas, nunca puderam visitar o monumento. O projeto já beneficiou aproximadamente 2 mil pessoas e tem previsão de alcançar mais de cinco mil visitantes. Entre os participantes desta edição estava Olga Juvenal da Silva, 80, que superou seu medo de altura para viver a experiência.
— Quando eu via pela TV parecia que era muito alto e que eu ia ficar com muito medo, porque tenho medo de altura, mas não tem nada a ver. Não dá medo nenhum e achei tudo maravilhoso — contou ela à equipe de comunicação da Eletronuclear.
Dados da organização social líder do projeto mostram que apenas 8,1% dos moradores do Rio de Janeiro já visitaram o Cristo Redentor, enquanto entre turistas brasileiros o percentual é de 44,6% e entre estrangeiros, 35,1%. A visita incluiu transporte, tour guiado e interação com uma réplica do coração do monumento, proporcionando uma experiência sensorial completa.
O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, destacou que a ação reforça um compromisso institucional da empresa com a inclusão social. Os recursos utilizados são provenientes de incentivos fiscais, sem representar custos adicionais para a empresa. O projeto, lançado em agosto de 2024, oferece uma imersão interativa pela história do monumento, desde sua concepção até os desafios enfrentados ao longo de seus 93 anos.
A iniciativa prioriza grupos de projetos sociais, escolas públicas e privadas, movimentos culturais e comunidades, com o objetivo de reduzir a disparidade no acesso ao patrimônio cultural. A Eletronuclear planeja continuar apoiando ações similares como parte de sua estratégia de responsabilidade social, apesar de manter ações de redução de despesas e adequações de orçamento.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.