Dois novos projetos de leis entregues na manhã desta quinta-feira, 18, pelo governo municipal à Câmara dos Vereadores prometem fazer de Volta Redonda uma cidade que cuida e trata bem aos animais. O prefeito Samuca Silva (PSDB), vereadores e representantes de entidades de proteção aos direitos dos animais, como a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) de Volta Redonda, acompanharam a entrega dos projetos de lei em defesa dos animais. Samuca lembrou que a ação faz parte do seu plano de governo e agradeceu aos cidadãos que militam em defesa dos animais na cidade. O prefeito também valorizou o papel do legislativo da cidade.

— Esse é um governo que respeita o diálogo. Volta Redonda é a 3ª cidade do estado no ranking de municípios que têm uma relação republicana com a Câmara Municipal. Somos a 2ª cidade do estado no quesito transparência. Iniciamos, mas não acaba por aqui. Vamos continuar trabalhando para que os projetos se tornem leis — destacou Samuca Silva.

O primeiro projeto de lei cria a Rede de Proteção e Defesa Animal e institui a obrigatoriedade de registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e a transmissão de doenças, a rede também pretende fomentar a adoção responsável de animais abandonados. O segundo projeto autoriza a administração municipal a firmar convênio com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar animal. As duas iniciativas ainda dependem de aprovação dos vereadores locais. Uma das razões para o surgimento das propostas foram os registros de maus tratos a animais na cidade.

— A secretaria (de Meio Ambiente) recebeu no ano passado mais de 300 denúncias de maus tratos a animais. Precisamos conscientizar a população de que os animais merecem respeito. Contem conosco e nós contamos com a população — explicou Maurício Ruiz, secretário municipal de Meio Ambiente.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto (PR), parabenizou o prefeito por esse momento que, segundo ele, é um ‘marco’ para Volta Redonda nesta área.

— Tantos animais abandonados, passando por situação difícil. Fico muito feliz com a ‘chipagem’, porque poderemos identificar aquelas pessoas que abandonam animais e, através disso, teremos um controle melhor dos animais. Chegando à Câmara, vamos encaminhar essa mensagem para que se torne realmente lei, para cumprir — ressaltou Edson Quinto.

Fotos: Geraldo Gonçalves / PMVR

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome