No início deste mês, o presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto (PR), e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), Dayse Penna, confirmaram a realização de uma audiência pública na sede do legislativo municipal. O objetivo será debater e também informar quanto às ações que estão em curso na cidade, desde 2018, relacionadas às mulheres, aos idosos e aos direitos humanos.

A data do evento ainda está sendo estudada por ambas as partes, mas a garantia é de que a audiência pública seja realizada ainda no primeiro semestre deste ano. O presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Volta Redonda fez questão de ressaltar sua felicidade em estar vivenciando uma transformação benéfica na cidade.

– Minha felicidade se soma à da secretária Dayse, principalmente quando temos a oportunidade de trabalharmos juntos, objetivando a justiça e a proteção da mulher e da família – avalia Edson Quinto.

De acordo com Dayse Penna, as mulheres em situação de violência necessitam da ajuda de todos para superar as barreiras sociais, culturais, econômicas e políticas que as impedem de encontrar ajuda.

– A inserção no mercado de trabalho é uma ação prática para nortear, empoderar e também fortalecer as mulheres quanto ao enfrentamento das situações de violência, auxiliando-as a alcançar a independência financeira – acredita a secretária.

Dayse garantiu ainda que a secretaria vai promover a campanha “Metendo a Colher” até o dia 30 de abril, além de afirmar que pretende reunir aproximadamente três mil mulheres carregando colheres, para demonstrar a discordância com o ditado popular que não se admite mais. Ela destacou ainda que, apesar das notícias de crimes cometidos contra mulheres na região, não foi registrado nenhum feminicídio no ano passado e não houve registro de nenhum assassinato do tipo até o momento.

 Proteção — Dayse Penna explicou, durante visita ao presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, que a casa-abrigo de Volta Redonda agora atende moradoras das cidades de Barra Mansa, Quatis, Resende, Barra do Piraí, Pinheiral e Porto Real, o que faz com que esses municípios colaborem na atenção às mulheres e na manutenção do local.

Segundo ela, no início do atual governo, havia falta de demanda para atendimento na casa, que não teve a localização revelada por questões de segurança.

– A solução foi estender esse atendimento aos municípios vizinhos, que passaram a nos dar contribuição humana e administrativa, além de ajudarem com a manutenção da casa. Agora podemos encaminhar as mulheres que estejam em situação de risco por causa do cônjuge para lá, ficando abrigadas e também protegidas, inclusive com os filhos e filhas, caso seja necessário – informa Dayse.

A secretária afirmou ainda que é preciso garantir assistência completa às vítimas de violência, dando condições para que mudem de vida. O telefone para denúncias e demais informações é o (24) 3339-9215. Volta Redonda também conta com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Central de Atendimento à Mulher (pelo número 180) e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam-VR) – telefone (24) 3339-2279.

Foto: Divulgação/CMVR

Publicado antes na edição 246 do jornal Tribuna Livre (edição VR).

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome