Morros do Centro de Angra | Foto: Arquivo

Neste ano, em todo o estado do Rio de Janeiro, o Disque Denúncia (0300 253 1177) já registrou mais de 11 mil chamadas relacionadas à violência contra a mulher. Desses casos, 78 vieram de Angra, estando o assunto entre os mais denunciados na cidade – perdendo apenas para o tráfico de drogas. Campo Belo, Jacuecanga e Japuíba são os bairros do município que mais registraram esse tipo de denúncia.

A violência contra a mulher é, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “(…) qualquer ato de violência baseado no gênero que resulte em, ou que potencialmente resulte em danos físicos, sexuais, psicológicos ou qualquer tipo de sofrimento nas mulheres”.

Em relação aos tipos de denúncias com mulheres vítimas no estado do Rio, destacam-se as classificadas especificamente como violência contra mulher, seguidas pelas denúncias de ameaça, estupro e tentativa de homicídio.

É sempre importante mencionar que a denúncia referente a esse tipo de violência pode ser feita de forma anônima e que, ao ser cadastrada pelos atendentes, ela é tratada de forma diferenciada, na intenção de que se tenha a melhor difusão e encaminhamento dessa ocorrência.

A Central do Disque Denúncia recebe de segunda a sábado, das 7h às 23h, informações através do telefone 0300 253 1177. É possível denunciar também utilizando o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

Foto: Reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome