Menos de um dia depois da publicação de um vídeo em que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), aparece a bordo de um helicóptero anunciando uma ação contra a violência e os grupos criminosos que atuam em Angra dos Reis, a população dividiu-se, nas redes sociais, entre aqueles que confiam na promessa do governador e os que ainda duvidam e até criticaram a ‘divulgação’ do início da operação das forças de segurança na cidade. A republicação do vídeo na página do Tribuna Livre no Facebook rendeu quase 200 compartilhamentos e ajudou a movimentar o debate.

— Operação bem sucedida não pode ser divulgada, tem que chegar fazer e partir em off. Parece que querem avisar — questionou o internauta Rafael Souza, assim como outros mais céticos.

Montagem com Thanos, de ‘Vingadores’

Outro internauta brincou perguntando se não seria ‘primeiro de abril’, o dia dedicado á mentira. Houve também críticas  a uma falta de planejamento e ao caráter midiático do vídeo postado pelo governador, tido por alguns como ‘peça de campanha’ política. Memes de Internet com os rostos das autoridades substituídos por personagens da série de cinema ‘Vingadores’, inclusive o vilão Thanos também circularam nos grupos de mensagens.

No campo dos otimistas, muitos internautas destacaram a liderança do governador e até a insistência do prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB), em reiteradamente pedir reforços no policiamento da cidade desde 2017, ainda no governo Pezão (2014/18).

— Pelo que notei, o governador, junto com os delegados, fizeram voos de reconhecimento, após isso vem a real operação, atitude inteligente, ao meu ver! Tudo planejado tem mais chances de dar certo! Tenhamos fé! — disse o internauta Ronny Guimarães, no time dos mais confiantes.

Para a maioria, porém, é preciso aguardar os resultados efetivos. Neste sábado, 4, houve apenas um voo sobre bairros como Frade, Belém, Campo Belo e morros do Centro da cidade. Em outro vídeo, o governador aparece ao lado do prefeito Fernando Jordão, dizendo que pretende ‘acabar com a bandidagem’ na cidade. Defensores de Witzel nas redes sociais, disseram que é melhor ter paciência e torcer pelos bons resultados.

— Se não fazem criticam , se tentam fazer criticam também. Aí fica difícil! — desabafou a internauta Luciane Alves de Almeida.

Além de Witzel e do prefeito angrense, também participaram do voo de reconhecimento, o secretário de Estado de Polícia Civil, Marcus Vinícius de Almeida Braga e o subsecretário Operacional da Polícia Civil, Fábio Barucke.

— Estamos começando hoje aqui em Angra dos Reis, a pedido do prefeito Fernando Jordão, uma operação. Começando com a Core, a Polícia Militar e a Polícia Civil para acabar de vez com essa bandidagem que está aterrorizando a nossa Cidade Maravilhosa e de Angra dos Reis. Estamos de helicóptero e vamos começar hoje. Acabou a bagunça — prometeu o governador em um dos vídeos postados em sua rede social. Até ontem a publicação já tinha mais de 90 mil visualizações.

Na operação deste sábado, moradores relataram a passagem do helicóptero e pelo menos no Campo Belo, a ocorrência de tiros, o que não foi confirmado pela Polícia. Ninguém foi preso. A assessoria da Polícia Civil confirmou, em nota, que “a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizou operação para reconhecimento de áreas atingidas pela criminalidade em Angra dos Reis’ e que a medida visa ‘estruturar ações de impacto na segurança pública da região’.

Fotos: Reprodução

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome