Desde terça-feira, 11, todas as placas de automóveis emitidas no estado do Rio de Janeiro já vão chegar aos veículos com o novo padrão Mercosul, que possui elementos anticlonagem que vão garantir maior segurança ao motorista fluminense. O Rio está seguindo uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que, por meio das resoluções 729 e 733, definiu que até o dia 1° de dezembro todos os estados deverão dar início à implantação do novo sistema.

A troca pela placa de novo padrão, quatro letras e três números, será feita gradativamente, começando pelas operações que envolverem novas placas: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas. O proprietário de veículo que desejar trocar a placa antiga pelo modelo Mercosul também poderá fazer a mudança.

A nova placa vai dar maior segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. O novo modelo terá código único e vai reunir todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor, número de série, data e ano da fabricação da peça – incluindo ainda o modelo do carro. O valor de fabricação da nova placa é o mesmo da antiga.

 

Homenagem na placa

 

A placa Mercosul tem um diferencial para o estado.  Todos os veículos que receberem o emplacamento terão a placa com as três primeiras letras formando a palavra RIO, uma homenagem ao primeiro estado a adotar o novo emplacamento do Mercosul.

– É o início de uma nova etapa que vai gerar mais segurança e a possibilidade de se encerrar com as fraudes e as clonagens – avalia o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, afirmando que a implantação do novo padrão reforça o compromisso do Brasil com os demais países do Mercosul quanto à incorporação de novas tecnologias de identificação.

O governador Luiz Fernando Pezão ressalta que o aumento no grau de segurança das placas de veículos permitirá um aumento nas ações de combate ao crime, tanto por autoridades estaduais de segurança quanto pelas forças federais.

– Quando nós colocamos uma placa assim, fortalecemos o combate à criminalidade, identificando mais facilmente, por exemplo, um carro roubado – afirma o governador.

Outro que também citou a questão da segurança como um dos maiores benefícios relacionados ao novo padrão de placas foi o presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

– A placa Mercosul é um novo conceito que vai dar uma enorme contribuição para a segurança pública do estado. É uma conquista. Terá benefícios anticlonagem e vários itens de segurança – destaca.

Outra necessidade para a implantação do novo modelo da placa é a proximidade do fim da combinação alfanumérica. Nos próximos dois anos, se a placa mantivesse a atual combinação de três letras e quatro números, não existiriam mais novas sequências para contemplar toda a frota do país. A emissão da nova placa terá o mesmo preço da antiga.

 

Diferenças e maior segurança

 

O modelo da placa Mercosul é bem diferente. Cada item possui uma característica e forma de representação.  A primeira mudança que se pode notar é a visual. Ao contrário da placa hoje existente, na cor cinza, as novas peças terão fundo branco com uma faixa azul na parte superior. O novo modelo possui quatro letras e três números.

Além do QR Code, que informa os dados de fabricação da placa, outro item de segurança aplicado à nova peça é a marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa vão auxiliar o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

Do lado esquerdo, na parte superior, será impresso o logotipo do Mercosul e, logo abaixo, o QR Code. A placa ainda possui o distintivo BR e, no lado direito, a bandeira do país, seguida pela bandeira do estado e pelo brasão da cidade. A tarjeta da antiga placa passa a ser representada pelo brasão do município e não mais pelo nome da cidade escrito.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo – 40 cm de largura e 13 de altura.

O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que todos os estados devem implantar o novo modelo até o dia 1º de dezembro deste ano.

 

Foto: Manoella Mello / Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome