Meta é imunizar crianças de até 5 anos de idade | Foto: Agência Brasil

Em resposta ao chamado nacional do Ministério da Saúde, Angra dos Reis e Paraty iniciaram nesta segunda-feira, 6, a mobilização de vacinação contra o sarampo e a polio-mielite (paralisia infantil), voltada para crianças com idade até 5 anos. A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de agosto.

Em Angra dos Reis, a vacinação ocorrerá em unidades de saúde em todos os distritos do município, inclusive na Ilha Grande, sempre das 8h30 às 16h. Em Paraty, todos os postos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e o CIS vão ter a vacina disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No município devem ser vacinadas cerca de 2.300 crianças.

Todas as crianças entre um e cinco anos de idade devem ser vacinadas, mesmo aquelas que já tenham tomado uma ou mais doses. Para crianças que já tomaram a vacina contra a poliomielite é aplicada apenas a vacina oral, a famosa ‘gotinha’. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos, pois não podem se vacinar aqueles que tenham tomado alguma outra vacina nos últimos 30 dias.

— Tanto o sarampo quanto a poliomielite são doenças graves e contagiosas, que podem matar e deixar sequelas. A vacina, além de ser um direito das crianças e um dever dos pais já que é a única maneira de combater e prevenir estas doenças — explicou o diretor de Saúde Coletiva de Angra, Eliezer Junior.

Sarampo — A campanha ganhou mais importância inclusive depois que secretaria de Estado de Saúde do Rio confirmou dois casos de sarampo. Amostras analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde confirmaram a suspeita da circulação de sarampo na cidade do Rio de Janeiro (leia quadro ao lado). Bebês entre seis meses e menos de um ano devem tomar a vacina apenas se forem viajar para áreas endêmicas, onde há muitos casos de sarampo.

Dia D — Paraty fará o Dia D da campanha de vacinação em 18 de agosto. Toda criança na idade para tomar a vacina deve ser avaliada por um profissional de saúde. Lembrando sempre aos pais que devem levar o cartão de vacinação dos menores.

Saúde estadual faz alerta contra a volta do sarampo

A secretaria de Estado de Saúde do Rio confirmou dois casos de sarampo na cidade do Rio. A doença, transmitida por vírus, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal e já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país. O médico Alexandre Chieppe, orienta sobre prevenção.

— Como é possível se proteger do sarampo?
A única maneira de evitar o sarampo é por meio de vacinação. As doses já fazem parte do calendário há muitos anos. A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios.

— Quem deve ser vacinado?
Crianças com 12 meses de idade devem ser vacinadas em duas doses, uma três meses depois da outra. A cobertura vacinal contra o sarampo para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados também devem procurar os postos de saúde.

— E quem não lembra se foi vacinado?
Essas pessoas devem procurar um posto de vacinação para avaliar a necessidade de se proteger contra o sarampo.

— Quais são as contraindicações da vacina?
Grávidas não devem se vacinar, pessoas com alergia grave comprovada aos componentes da vacina ou com depressão importante do sistema imunológico também não.

— O que fazer em caso de sintomas parecidos com os do sarampo?
É muito importante procurar uma unidade de saúde. Não se deve usar medicamentos por conta própria.

(*) Publicado antes na edição impressa nº 221 do Tribuna Livre.

Fotos: Divulgação / Ministério da Saúde

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome