Vacina previne contra agravamento de gripes e doenças respiratórias | Foto: Felipe Carneiro/Arquivo

A saúde pública de Paraty conseguiu alcançar a meta de vacinação de crianças contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). A campanha nacional foi até o último dia 31, para as crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Por causa da baixa procura em outras cidades do Rio, o Governo do Estado decidiu prorrogar a vacinação por mais 15 dias.

Em Paraty, os maiores índices de crianças vacinadas foram no dia 18, o Dia D da vacinação. A secretaria de Saúde vacinou no Centro Integrado de Saúde (CIS), nos postos Saúde da Família (ESFs) e montou tendas na rodoviária e na praça do Chafariz, além de equipes volantes que percorreram os bairros mais distantes. Em todo município foram vacinadas mais de 95% das crianças considerada como público-alvo.

— Devemos atingir 100% das crianças em idade para receber a vacina. Essa é a meta da secretaria de Saúde — afirmou o secretário Luciano Vidal.

Bebês entre seis meses e menos de um ano devem tomar a vacina apenas se forem viajar para áreas endêmicas, onde há muitos casos de sarampo.

Angra — Já em Angra dos Reis, a campanha de vacinação também foi prorrogada por mais 15 dias para aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças. A expectativa no município é de que nove mil crianças, o que representa 95% do público-alvo, sejam imunizadas. Até o fim de semana, 5.300 crianças haviam sido vacinadas, pouco mais de 50% da meta.

A prefeitura promove a vacinação em unidades de saúde em todos os distritos do município, inclusive na Ilha Grande, durante a semana, sempre de 8h30 às 16h. No dia 15 de setembro (sábado) será realizado mais um Dia D da campanha.

Publicado na edição impressa 224 do Tribuna Livre.

Foto: Filipe Carneiro/PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome