Vacinação contra a gripe acontece todos os anos | Foto: Agência Brasil

A secretaria de Saúde de Paraty decidiu prorrogar até o dia 29 de junho (sexta-feira), a campanha de vacinação contra a Influenza. Por recomendação do Ministério da Saúde, a campanha foi prorrogada em todo o país até o dia 22.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Paraty, Luciano Vidal, a semana de vacinação extra na cidade deve-se ao fato de tentar convencer o maior número possível de pessoas a vacinarem-se. Ele reconhece que há resistências, um fenômeno que não é exclusivo da cidade. O estado do Rio, por exemplo, tem 58% da população alvo vacinada e a meta de imunizar ainda mais 4,5 milhões de pessoas, entre gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. Após o dia 25 deste mês, as crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também poderão ser vacinados.

— Todos já sabemos os efeitos da gripe não só no Brasil, como em outros países. Em Paraty temos de estar preparados para evitar um aumento nos casos. Nossa preocupação maior é com as crianças e os idosos — explica Vidal (foto).

A vacinação é recomendada para gestantes, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos e mulheres com até 45 dias após o parto. Pacientes crônicos, profissionais de saúde, professores das redes pública e privada, quilombolas e indígenas fazem parte do grupo prioritário porque estão mais suscetíveis ao contágio.
As doses da vacina imunizam contra os três subtipos de gripe com mais circulação no inverno: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, caracterizada por febre, tremores, dores de cabeça e garganta e rouquidão, além de tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura aproximadamente uma semana.

A transmissão da doença ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos.

Locais de vacinação — Em Paraty todos os postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), mais os Centros Integrados (CIS) do Chafariz e da Rodoviária estão com vacinas, das 8h às 16h30. A vacinação em todas as cidades é gratuita.

Dicas para prevenir a gripe Influenza no dia a dia

Depois da vacina, que é mais eficaz, existem algumas ações do cotidiano que ajudam a evitar a doença:
– Mantenha as mãos sempre limpas (principalmente antes de alimentar-se);
– Use lenço descartável para limpar o nariz, cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar;
– Evite tocar as mucosas do nariz, da boca e dos olhos, limpar as mãos sempre depois de tossir ou espirrar;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Mantenha o ambiente sempre bem ventilado;
– Evite o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Foto: Divulgação/PMP

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Para assinar o Tribuna Livre clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome