Vacina previne contra agravamento de gripes e doenças respiratórias | Foto: Felipe Carneiro/Arquivo

Sem conseguir alcançar a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, a prefeitura de Angra dos Reis decidiu prorrogar pela segunda vez a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) na cidade. Agora a mobilização está prevista para terminar neste sábado, 22 de setembro. Na semana passada houve mais um dia de campanha e unidades de saúde em todos os distritos foram abertas para imunizar as crianças.

Antes deste último esforço, 7,3 mil crianças haviam recebido a vacina, o que correspondia a 73% do público-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo aquelas que já tenham duas doses da vacina. Adultos podem se vacinar após o fim da campanha.

A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e é fundamental que a população procure a vacinação. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis para crianças entre 12 e 15 meses.

Angra não está sozinha na baixa estatística. Outras 37 cidades estão na mesma situação, com metas abaixo do esperado. Até agora o Estado do Rio de Janeiro atingiu 84,7% de cobertura para poliomielite e 86,9% para sarampo. Na Costa Verde, Angra e Mangaratiba não atingiram a meta. Seropédica também terá dia extra de vacinação amanhã.

— Apesar de todos os alertas e dos esforços do estado e dos municípios, ainda não atingimos o objetivo de imunizar 95% das nossas crianças. Lançamos na semana passada a campanha “Tchau sarampo, tchau pólio” como o objetivo de reforçar o alerta sobre a importância da vacinação durante a infância e vamos fazer mais um Dia D, que é uma nova oportunidade para que os pais levem seus filhos aos  postos de saúde — explicou o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Gama.

Paraty — Enquanto Angra não consegue alcançar a meta de vacinação, a secretaria de Saúde precisou de apenas 20 dias para bater e superar este número. Na Cidade Histórica, praticamente todo o público-alvo (99%) foi alcançado pela mobilização que envolveu as unidades de emergência e também o programa Estratégia em Saúde da Família (ESF).

— Quero parabenizar as equipes da secretaria de Saúde e também a população, que respondeu ao chamado e foi ao encontro da vacinação — comemora o secretário de Saúde, Luciano Vidal.

(*) Com informações da secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome