Angra é a maior produtora de sardinha do Rio | Foto: Arquivo/PMAR

Chegou ao fim ontem, sexta-feira, 15, o período de defeso da sardinha verdadeira. Durante o defeso, que durou mais de três meses, a pesca de sardinha foi proibida em Angra dos Reis e em outros municípios, na intenção de oferecer apoio à proteção e à reprodução da espécie.

Embora não exista uma estimativa de quantas toneladas de sardinha serão pescadas no período de liberação, o secretário executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca de Angra, Wagner Junqueira, acredita que o fim do defeso irá trazer melhorias para a economia da cidade.

– Com a volta da pesca da sardinha, a economia de Angra vai ser aquecida e não apenas no setor específico. É importante destacar o respeito dos pescadores que, durante o defeso, ajudam a manter a proteção da espécie – destaca o secretário executivo.

Os pescadores poderão realizar a pesca até o dia 15 de junho. Desta data em diante, inicia-se o próximo defeso, estendendo-se até 31 de julho.  Neste período, os pescadores que forem flagrados desrespeitando o defeso podem ser enquadrados nas penalidades previstas, desde o pagamento de multa até a detenção, além de apreensão dos equipamentos de pesca.

 

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome