Começou ontem, segunda-feira, 27, a primeira rodada de encontros regionais do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG). O evento, organizado pelo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG), acontece em diferentes localidades da região e horários, para que o maior número possível de interessados possa participar.

Os encontros têm como objetivo informar e também incentivar a participação de diversos segmentos da sociedade na elaboração do plano. Entendendo que nos dias atuais muito se fala na escassez de recursos vitais – como a água – e nos cuidados necessários com o meio ambiente e recursos naturais, o PRH-BIG atende a essa necessidade de planejar o presente e o futuro da água e sua relação com a população local.

O PRH-BIG é o principal documento quanto à definição de como as águas deverão ser usadas para garantir o desenvolvimento da região em longo prazo. Ele também atua na identificação dos principais desafios para a gestão das águas na região e, principalmente, nas estratégias e ações para a superação dos mesmos.

É importante que a sociedade local esteja engajada no processo participativo de construção de diretrizes para o bom uso das águas, contribuindo assim com a melhoria da qualidade ambiental da região, como um todo. Os encontros serão realizados em Angra – continente e Ilha Grande – e em Paraty.

 

Calendário dos próximos encontros regionais:

Terça-feira, 28, às 18h: Casa da Cultura de Paraty (Paraty);

Quarta-feira, 29, às 18h: Escolinha do Patrimônio (Paraty);

Quinta-feira, 30, às 10h: CEA – Centro de Estudos Ambientais (Angra dos Reis);

Sexta-feira, 31, às 15h: Parque Estadual da Ilha Grande – Vila do Abraão (Angra dos Reis).

 

Fotos: Divulgação/CBH-BIG

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome