Desta quinta, 4, até o dia 6 do mesmo mês, os educadores ambientais e pesquisadores do Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio), vão promover o evento “O Projeto Coral-Sol invade o Abraão na Ilha Grande”, que vai oferecer palestras, exposição e trilha interpretativa sobre a temática da bioinvasão do coral-sol e da conservação marinha.

– O objetivo do evento é dar continuidade ao processo de educação ambiental na região. Pretendemos seguir nosso trabalho de informar, sensibilizar, construir conhecimentos e mobilizar moradores, turistas, visitantes, estudantes, educadores e profissionais de meio ambiente sobre a temática da bioinvasão e da biodiversidade marinha – explica a coordenadora do Projeto Coral-Sol, Dra. Fernanda Casares.

Registrada na região desde a década de 90, a presença do coral-sol representa uma ameaça às espécies nativas e à integridade do ecossistema marinho. Hoje, durante o início do evento, o Projeto Coral-Sol dedica atenção especial aos alunos dos ensinos fundamental e médio. A partir de palestras e seminários, a equipe do projeto vai explicar sobre a bioinvasão do coral-sol, a importância da biodiversidade e quanto à conservação do ambiente marinho.

– A proposta é permitir que os estudantes relacionem, de forma prática, conhecimentos teóricos com o cotidiano, permitindo o aprofundamento de discussões que visam formar cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente – esclarece a educadora ambiental Camila Meireles, cujo mestrado foi voltado à educação ambiental como controle da bioinvasão marinha.

Já na sexta, 5, haverá o lançamento da exposição de fotos do Projeto Coral-Sol, no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande. Aberta ao público até janeiro de 2019, a mostra inclui painéis informativos sobre o projeto e fotografias subaquáticas vencedoras do Concurso “Beleza Fatal”, além de fotos da 2ª etapa do Circuito Nacional 2018, em Angra, cuja temática também foi o coral-sol.

No sábado, 6, uma trilha interpretativa marca o último dia de programação. Guiada pela equipe do Projeto Coral-Sol, a visitação tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a bioinvasão e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico com relação à conservação da biodiversidade marinha.

Criado em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira, o Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando impactos ambientais e socioeconômicos, assim como promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas.

– Juntamente com a transmissão de conceitos importantes sobre o tema e o incentivo à sensibilização de todos os segmentos e engajamento das comunidades locais, buscamos, em conjunto com a sociedade, construir novos valores que contribuam para o envolvimento à conservação marinha e ao exercício pleno da cidadania – resume a diretora do BrBio, Simone Oigman Pszczol.

 

 

Foto: Fábio Freitas / Divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome