A prefeitura de Angra alugou um prédio inteiro em Jacuecanga para servir como unidade provisória de saúde durante as obras no principal posto da comunidade. A abertura do espaço foi na manhã do último dia 26 de maio, quando o próprio prefeito Fernando Jordão (MDB) esteve no local.

O novo espaço funcionava como hotel e fica próximo ao clube GDV. O edifício tem quatro andares com várias salas, elevador e pátio externo. Ali vão funcionar o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), três módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o setor de Odontologia e a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

— É um salto de qualidade no atendimento de saúde do 3º distrito, que possui cerca de 34 mil habitantes. Mas a principal comemoração do dia é o início das obras de reforma da unidade permanente de saúde da comunidade, que deve durar quase um ano — adiantou o secretário municipal de Saúde, Renan Vinícius, ao lado do secretário executivo, Rodrigo Muchelli.

Para os moradores é o fim de uma série de boatos que começaram ainda no ano passado, de que o bairro teria a unidade permanente fechada e ficaria sem atendimento. No sábado, representantes de associações de moradores ressaltaram a importância do novo espaço.

— A comunidade está feliz. Em setembro do ano passado, havia rumores de que a unidade de saúde seria fechada. Mas, graças a união dos moradores hoje estamos vendo esse novo espaço abrir suas portas — destacou a líder comunitária Leide Fátima, que faz parte do Conselho Municipal de Saúde pelo 3º distrito.

Fernando Jordão aproveitou o clima de festa para enumerar o que chamou de ‘avanços do município’ em relação à saúde e deixou claro que o fechamento da unidade jamais chegou a ser cogitado.

— Reabrimos há um ano a Unidade de Pronto Atendi-mento (UPA) Infantil Agda Maria, inauguramos o Centro Oftalmológico no Hospital da Japuíba e vamos abrir lá uma fábrica de óculos. Em breve, vamos realizar um mutirão para 300 cirurgias de catarata e quantos outros forem necessários. Com gestão, ainda normalizamos o estoque de medicamentos das farmácias — frisou o prefeito.

UPAs — Os planos da prefeitura para ampliar os atendimentos na região e também na outra ponta da cidade são a construção de duas UPAs, uma mesmo em Jacuecanga e outra no Parque Mambucaba. O prefeito teve audiência em maio com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e pediu apoio federal para esses projetos.

— Jamais pensamos em fechar a unidade de saúde daqui. Ao contrário, minha marca é reabrir e abrir novas unidades. Peço aos profissionais de saúde que busquem excelência no atendimento para melhorar a vida de quem depende do sistema público de saúde — finalizou.

Fotos: Wagner Gusmão/PMAR

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome