Contratação de mulheres é um dos destaques do desempenho do Rio | Foto: Reprodução

Uma iniciativa que visa colaborar à redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva no município, aproximando trabalhadores e empregadores: é com essa premissa que foi criado o Banco de Talentos (bancodetalentos.angra.rj.gov.br), site que já está no ar desde terça-feira, 14, para cadastros.

A cerimônia oficial de lançamento do site, um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, acontece na próxima semana, na quinta-feira, 23, às 15h, no auditório da Defesa Civil, no bairro São Bento.

O Banco de Talentos é um projeto que se baseia numa plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários. Embora nestes primeiros dias a página esteja em fase de testes, os interessados em vagas de emprego já podem acessá-la para efetuar suas respectivas inscrições. Empresários à procura de mão de obra devem fazer o mesmo.

O procedimento é simples. O candidato à vaga de emprego não precisa inserir nenhum documento ou currículo. As informações são preenchidas online, na página, e o candidato ganha login e senha. As empresas cadastram suas vagas, que ficam visíveis no site. Neste primeiro momento, há vagas para fiscal de loja, cabeleireiro, padeiro, eletricista, soldador, mecânico, encanador, carpinteiro e auxiliar de serviços gerais, entre outras.

O Banco de Talentos organiza a oferta e a demanda na cadeia produtiva. Tendo seu cadastro, o candidato, além de poder acessar as vagas disponíveis, também se mantém informado sobre as possibilidades atuais oferecidas pelo mercado.

– Quando uma empresa cadastra uma nova vaga, automaticamente o sistema do Banco de Talentos envia e-mail para todos os candidatos cadastrados com o perfil semelhante ao que a empresa procura. Por exemplo: se a vaga é para cabeleireiro, todos que se cadastraram como tal já ficam sabendo sobre a nova oportunidade – explica o diretor de Projetos, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Felipe Voto.

Algumas das principais empresas do município já estão participando do Banco de Talentos de Angra. O próximo passo relacionado ao site tem a ver com a apresentação de cursos de capacitação para contribuir também com a formação da mão de obra.

 

 

Foto: reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome