O vice-prefeito de Angra, Manoel Cruz Parente (PSB) (foto) assume o governo nesta segunda-feira, 3. Durante oito dias, Parente será o prefeito em exercício da cidade enquanto o titular, Fernando Jordão (MDB), viaja para Israel na companhia do governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC). A própria prefeitura de Angra informou que o motivo da visita do prefeito ao país seria para conhecer o processo de dessalinização da água do mar. O país tem pelo menos três usinas desta natureza em funcionamento e uma delas é considerada a maior do mundo em atividade. O governo de Angra não informou, no entanto, em que projetos locais este conhecimento poderá ser aplicado. O prefeito de Paulo de Frontin, Jauldo de Souza (PHS), também está na comitiva. A cidade dele, no entanto, não tem mar.

Desde o resultado da eleição estadual, no final de outubro, o prefeito angrense tenta aproximar-se do governador Witzel em busca de parcerias que beneficiem a cidade. Os dois não estiveram juntos durante a eleição. No primeiro turno, Fernando Jordão chegou a declarar voto no adversário de Witzel, o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM). No segundo turno, no entanto, Fernando optou por aproximar-se do governador eleito. Já o prefeito de Paulo de Frontin foi o único do Estado a apoiar o governador eleito desde o primeiro turno. Na viagem à Israel, há expectativa de que Witzel busque também fornecedores de armas para as polícias estaduais, uma de suas promessas de campanha.

A viagem de Fernando Jordão dura até 11 de dezembro. Por força de Lei, sempre que ausenta-se do país, o prefeito deve comunicar o fato à Câmara Municipal e empossar o vice-prefeito. No entanto, esta é a primeira vez que Jordão o faz. No ano passado, também em dezembro, ele visitou Medellin, na Colômbia com secretários (foto) mas não houve transmissão formal do cargo. Esta é a primeira vez, portanto, que Parente assume de fato a prefeitura.

Manoel da Cruz Parente foi eleito com Fernando Jordão em 2016. Ex-funcionário de Furnas, chegou a Angra na década de 70 durante a construção das usinas nucleares. Seu domicílio eleitoral é o Parque Mambucaba (Quarto Distrito), onde foi subprefeito e por onde foi eleito duas vezes para a Câmara Municipal angrense. Esta é sua primeira passagem pelo Executivo. Parente prometeu regularidade nos poucos dias de gestão à frente do governo municipal.

— Vamos trabalhar muito. O prefeito pode viajar tranquilo, pois com a ajuda de sua competente equipe vamos cumprir todos os compromissos  — afirmou Parente.

Fotos: Arquivo / CMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome