As comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher em Paraty irão muito além da data e deixarão como legado uma ação ostensiva de conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher nos lares da cidade. Isso porque além da programação de eventos encerrada no último dia 8, a secretaria municipal de Saúde vai criar, em definitivo, um setor de atendimento a casos de violência doméstica contra a mulher que passará pelos postos de saúde nos bairros da cidade. A iniciativa foi apresentada ao público nesta sexta-feira, 9.

— Estamos criando uma comissão de enfrentamento à violência doméstica, entrando para combater uma situação que ocorre na maioria das vezes dentro das casas e de forma silenciosa. Não é apenas uma violência contra a mulher. É contra a família e nós estamos muito preocupados e atentos — explicou a secretária municipal de Saúde de Paraty, Dra. Martha Cardoso (foto).

Esta iniciativa da prefeitura soma-se à criação da coordenadoria da mulher, em 2017, e prevê ainda o engajamento de assessores externos já envolvidos com a dinâmica da violência, suas causas e consequências, além de autoridades locais, inclusive dos organismos de segurança e do Judiciário. Esses especialistas estariam nos postos de saúde em ações de aconselhamento, acolhimento e encaminhamento de questões relacionadas à violência contra a mulher, inclusive com eventuais desdobramentos de natureza policial.

— Muitas vezes é a rede municipal de saúde a porta de entrada das mulheres nestas situações — explica Martha, lembrando que a rede de postos estende-se além do Centro da cidade, para comunidades rurais e da zona costeira, o que aumenta a eficácia das ações de prevenção.

Eventos — A programação pelo Dia da Mulher em Paraty começou no dia 1º, percorrendo as unidades do Saúde da Família nos bairros até a última quarta, 7. Em todas elas houve rodas de conversa sobre o empoderamento da mulher, um tema atual, segundo Martha. No dia 8, na praça da Paz, houve um dia de atividades com prestação de serviços e show com a cantora Karina Braz, além de consultoria jurídica, marcação de consultas, brinquedos para as crianças e distribuição de brindes.

— Empoderar é trazer o devido valor, é reconhecer a capacidade que as mulheres têm.

Angra terá mês inteiro de programação e palestras sobre empreendedorismo

Março será de comemorações para as mulheres em Angra. Durante todo o mês a partir desta quarta-feira, 7, eventos vão marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. A programação promovida pela prefeitura de Angra será coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, liderada pela advogada Célia Jordão (foto).

Sera um mês inteiro de atividades com pelo menos 13 eventos incluindo saúde, esporte, diversão, beleza e palestras. Além das ações no Centro da cidade, alguns bairros serão contemplados com palestras sobre empreendedorismo. A secretária Célia Jordão explicou ao Tribuna Livre, como se escolheu esta motivação.

— Todos os anos o mês da mulher tem um tema. Este ano escolhemos ‘Mulheres em Construção’ e com a programação começamos também um programa de promoção do acesso ao mundo do trabalho. As equipes dos Centros de Referência em Assistência (CRAS) foram preparadas e queremos que isso leve à autonomia das famílias atendidas pelos nossos serviços, em especial os jovens. As palestras vão introduzir as mulheres no mundo do trabalho e tenho certeza de que poderemos auxiliar muitas delas falando sobre o empreende-dorismo, que não se limita apenas àquela pessoa que pretende abrir seu próprio negócio, mas também para aquele que é empregado. Será muito interessante e espero que as pessoas participem — explicou Célia.

Entre as atrações, no dia 7, no teatro municipal Teophilo Massad, no Centro, houve apresentação da peça ‘Menina, Moça Mulher’, do grupo Cantos do Rio, começando às 15h. As palestras sobre empreendedorismo serão nos CRAS da Monsuaba (dia 12), do Frade (13), do Campo Belo (15), Parque Mambucaba (16), Belém (19), Bracuí (20) e na Igreja do Carmo (14), no Centro.

Desfile — Na última semana do mês acontecerão um jantar das mulheres ainda sem local definido, uma Caminhada da Mulher e Olimpíada (dia 24) e ações de panfletagem contra a violência que atinge a mulher, no dia 28, no Centro da cidade. Fechando em definitivo a programação, lá no dia 29, está previsto um desfile na Casa Larangeiras, às 15h.

Siga o Tribuna Livre no Facebook

Publicado antes na edição 207 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome