A cidade de Paraty recebe a partir desta quinta-feira, 26, a 71ª edição do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento irá até o sábado, 28, segundo a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Eliane Tomé, atual secretária municipal de Educação de Paraty. Segundo ela, mais de 100 dirigentes de educação de todo Rio de Janeiro participarão do evento.

— Paraty está muito honrada com a responsabilidade de receber este evento. As reuniões da Undime são um excelente troca de informações para os secretários — disse Eliane ao Tribuna Livre.

O encontro será realizado na Villas Paraty Pousada e terá como tema ‘Planejamento e Estratégias para a garantia de direitos de uma educação com qualidade social’. Durante todos os dias haverá debates importantes com temas associados à educação nos municípios, entre estes o base nacional curricular e as discussões sobre a diversidade sexual nas escolas. O evento é restrito aos participantes.

Com uma experiência única no Estado de valorização do ensino básico, a prefeitura de Paraty fará uma apresentação aos participantes do evento. A cidade está entre as melhores colocadas do Estado no ranking do Índice de Educação Básica (Ideb) e tem projetos de vanguarda no setor como o ‘Família na Escola’ e o ‘Escola de Comer’.

Programação do evento:

71º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro
26, 27 e 28 de Outubro de 2017
Villas Paraty Pousada – Av. Octávio Gama, 420 – Caborê –Paraty/RJ
“Planejamento e Estratégias para a garantia de direitos de uma educação com qualidade social”

DIA 26/10 – Quinta-feira
13h – Credenciamento
15h – Café da tarde
16h – Apresentação Cultural
16h30 – Abertura
17h – Painel: Os desafios para oferta da educação como direito humano
Mediador: Presidente da Undime-RJ
Presidente da Undime Nacional, Professor Alessio Costa Lima (confirmado)
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Coordenação Geral de Educação Intantil/MEC
Secretaria Estadual de Educação
Observatório de Informações Municipais – Professor François Bremaeker (confirmado)

18h00 – A Importância da Base Nacional Comum Curricular para a educação brasileira – Profa. Cleuza Repulho

20h – Confraternização

Dia 27/10 – Sexta-feira

8h –  Oficina da BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Como os municípios devem se preparar para a implementação nos municípios – Henrique Meireles
9h30 – Palestra: Gestão Democrática – Professor Waldeck Carneiro
10h30 – Painel: PNAIC – UFRJ, SEEDUC e Undime-RJ e Novo Mais Educação – Professora Erondina Silva – Coordenação de Ensino Fundamental/SEB/MEC
11h30 – Debate
12h – Intervalo
14h – Palestra: Nas Trilhas do Saber – Projeto Trilhas
15h – Debate
15h30 – Lançamento no RJ: Fora da Escola Não Pode – Busca Ativa Escolar – Italo Dutra – Chefe do Programa de Educação e Parcerias do Unicef
16h30 – Coffee break
17h – Palestra: Educação Especial Inclusiva. Profa. Ana Pravato
18h – Apresentação Cultural

Dia 28/10 – Sábado
9h – Financiamento da Educação: Mais recurso com a aprovação do CAQi: Saiba o que é. Daniel Cara, Coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, bacharel em ciências sociais e mestre em ciência política pela USP.
10h – Debate
10h – Palestra: Reconhecendo a diversidade sexual e de gênero em políticas públicas. Rogério Diniz Junqueira, doutor em Sociologia (Universidade de Milão e Macerata), pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dedica-se a pesquisas e análises no campo dos exames e das avaliações educacionais, com ênfase em gênero, diversidade sexual, deficiência, cotidiano escolar, direitos humanos e discriminações na escola. Atuou na implementação do Programa Brasil Sem Homofobia.
12h – Término do evento

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome