Mesmo reeleito e com as contas em equilíbrio o prefeito de Paraty, Casé Miranda (PMDB), também decidiu reduzir a estrutura da prefeitura para cortar despesas. Por meio de um decreto, Casé cortou quatro secretarias, migrando as atribuições destas para outros organismos da administração.

Nas mudanças, as funções da secretaria de Esportes e Lazer passaram para gestão da secretaria de Educação. Já a secretaria de Planejamento foi adicionada à secretaria de Fazenda. As secretarias de Desenvolvimento Urbano e também de Habitação passaram a ser integradas à secretaria de Meio Ambiente. Em todos os casos, os secretários cujas funções foram extintas passam a condição de secretários-adjuntos. O decreto 001/2017 também determina que os novo secretários façam uma revisão na estrutura das secretarias com vistas a reduzir ainda mais as equipes gerenciais.

Casé justifica a decisão com base nas quedas de arrecadação dos últimos anos, sobretudo em 2015 quando a receita do município teve retração de 24%, elevando o comprometimento da prefeitura com as despesas de pessoal.

Nesta segunda, 9, Casé deu posse aos novos secretários. A novidade é a presença do ex-vice-prefeito Valdecir Ramiro, que foi adversário de Casé nas eleições de 2016. Valdecir aceitou ser o secretário de Assistência Social do município.

Alguns nomes da equipe foram mantidos, apesar de receberem novas atribuições. É o caso, por exemplo, da secretaria de Educação, onde permanece a professora Eliane Tomé. Na secretaria de Finanças (agora junta com o Planejamento) permanece o secretário Leônidas Santana. Também continuam os secretários de Cultura (Cristina Maseda), de Gabinete/Governo (José Antonio Garrido), o Controlador Geral do Município (Saulo Vieira), de Obras (Carlinhos Ribeiro), Guarda e Trânsito (Almir Botelho) e de Administração (Moreno Mello).

Entre as novidades no primeiro escalão, alguns nomes novos e outros que já estavam na estrutura da prefeitura. A secretaria de Saúde será comandada pela médica Martha Cardoso. A secretaria do Ambiente (com Habitação e Desenvolvimento Urbano) fica sob o comando de Fabrício Soares. O empresário Gabriel Costa, antes secretário-adjunto de Turismo, assume o comando da secretaria. Outro empresário, Roberto Kunihira, assume a secretaria de Agricultura e Pesca. Na Procuradoria-Geral do Município assume a advogada Jucélia de Sampaio Maeda, que era procuradora-adjunta.

Casé e o novo cice-prefeito Luciano Vidal acreditam que a unificação de pastas e a nova estrutura dará mais eficiência e resultados à gestão, além de reduzir gastos. Casé disse, durante a rápida posse do novo secretariado, que a nova equipe tem pessoas tecnicamente capazes e lideranças capazes de construir um futuro melhor para Paraty.

Com informações da assessoria de comunicação PMP

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome