Como anunciado pelo próprio secretário de Turismo de Paraty, Edson Moura (foto), já em sua primeira entrevista ao Tribuna Livre, publicada em outubro, o réveillon na Cidade Histórica no dia 31 terá uma nova arena de eventos: a praia do Jabaquara. A decisão foi tomada em definitivo na semana passada e a programação será divulgada nos próximos dias. A expectativa de Moura é que o evento agrade a moradores e turistas.

— A ideia é que tenhamos uma noite muito agradável, à beira da praia e com uma festa em paz. O Jabaquara é uma área muito ampla e tenho a certeza de que o paratiense vai prestigiar — calcula o secretário Edson.

A tradicional comemoração na praça da Igreja Matriz, no Centro Histórico, com queima de fogos no largo de Santa Rita está mantida, fazendo com que a cidade passe a ter duas atividades de final de ano. As preocupações com a segurança da população já foram levantadas pela equipe que está preparando o evento, com apoio da Polícia Militar. As atividades serão interrompidas às 2h da manhã, avisa Edson, que espera ter a compreensão dos participantes e comerciantes da região.

— Vamos precisar de apoio dos empresários, é claro, sobretudo no Jabaquara. A ideia é restringirmos o comércio de vasilhames de vidro e ter policiamento adequado. Nos próximos dias vamos detalhar melhor este esquema de segurança para toda a cidade que terá apoio efetivo da Polícia Militar, como em outros anos — explicou o secretário, que é oriundo da iniciativa privada e assumiu o cargo há menos de três meses.

Cidade vive expectativa alta para o Verão
Em Paraty, o clima também é de otimismo com a chegada do Verão. O secretário de Turismo, Edson Moura, prevê ocupação recorde na alta temporada e diz que já percebe o aumento da movimentação de turistas desde os feriados de outubro e novembro, quando a ocupação no setor turístico superou os 90%.

— Esta pré-temporada está tendo uma movimentação muito boa realmente e o sentimento geral dos empresários é de uma temporada de grande movimentação. Estamos nos preparando para ter finais de semana com 100% de ocupação — previu ele.

Umas das ações diz respeito à mobilização dos setores de segurança e vigilância na cidade, tanto em terra como no mar. Durante a última semana já houve encontros entre estes organismos para tratar de ações relacionadas à fiscalização, trânsito e segurança. Além da movimentação nos restaurantes e pousadas, a prefeitura ainda está atenta aos chamados ‘day users’, os turistas de apenas um dia, que em geral vêm maciçamente de Ubatuba (SP) para praias na região de Trindade e do Parque Mambucaba e Frade, em Angra dos Reis, para praias na região de São Gonçalo e Gonçalinho.

— Há um clima de muito otimismo no setor e creio que será uma grande temporada — prevê Moura.

(*) Publicado antes na edição impressa nº 234 do Tribuna Livre.

Fotos: Conrado Secassi / Klauber Valente

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome