A prefeitura de Paraty lançou na última segunda-feira, 4, o programa municipal de coleta e reciclagem do lixo. O projeto ‘Reciclar Transforma Paraty’ será coordenado pela secretaria do Ambiente e depende do envolvimento da população. A iniciativa de coleta do lixo reciclável vai abranger todo o município e tem parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e a Mídia Sustentável. A prefeitura de Paraty não teve nenhum custo com a instalação dos totens de recolhimento de recicláveis.

O projeto promove, em especial, uma conscientização a respeito da reciclagem e de como isso pode impactar positivamente em todo o meio ambiente. Além do caminhão de coleta seletiva, Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e lixeiras próprias para o lixo reciclável e orgânico estarão localizadas em pontos estratégicos por toda a cidade.

— Estão previstos cerca de 300 mobiliários urbanos com coletores seletivos. Com isso pretendemos facilitar o dia a dia do morador e comerciante que separar o seu lixo — afirma o secretário municipal do Ambiente, Fabricio Soares.

Após a coleta, o lixo reciclável seguirá para a Cooperativa de Catadores que vai separar e dar o destino correto a cada tipo de material. Além de tornar o ambiente mais sustentável, a iniciativa colabora ainda com a redução do lixo coletado e levado até o destino final em Angra dos Reis, reduzindo as despesas do município.

— Esse é um projeto pioneiro na cidade, que vem ao encontro com o anseio da sociedade. Estamos muito confiantes nessa parceria entre o poder público, iniciativa privada e cooperativa de catadores — acredita o secretário, que pretende percorrer as comunidades da cidade explicando à população sobre como participar.

Foto: Reprodução

Siga-nos no Facebook

Publicado antes na edição 199 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome