A cidade de Paraty alcançou 95% da população vacinada contra a febre amarela e alcançou a meta sugerida pelas autoridades de saúde. O anúncio foi feito ontem pela secretaria de Saúde da cidade, que confirmou também a manutenção da campanha de vacinação. Desde o início da imunização, no ano passado, a prefeitura de Paraty vacinou 30.680 pessoas, incluindo moradores das zonas rural e costeira, onde praticamente só se chega em embarcações. A cidade também aumentou os horários de vacinação nos postos Saúde da Família (ESFs) e criou uma ação  do tipo ‘de casa em casa’, levando a vacina até às pessoas que não possam ir aos postos. Não por acaso, até o momento, Paraty não registra casos de febre amarela.

— Apesar de já termos atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, queremos vacinar 100% da população indicada para receber a vacina. A imunização é a melhor forma de prevenção — explica a secretária de Saúde de Paraty, Martha Cardoso.

Aqueles que ainda não se vacinaram contra a febre amarela devem procurar o ESF mais próximo de casa. Gestantes, bebês com idade até nove meses, adultos com mais de 60 anos, pessoas infectadas pelo vírus HIV e mulheres amamentando crianças menores de seis meses, devem consultar o médico antes de fazer uso da vacina, para serem avaliados os riscos. A vacina disponível no município é de dose única, sem necessidade de reforço, pois é válida para toda a vida.

Angra terá postos de vacinação durante o Carnaval

Em Angra dos Reis a meta de vacinação ainda não foi alcançada. A cidade teve um caso confirmado, uma morte e investiga outros quatro pacientes suspeitos. Um deles seria de um parente da primeira vítima, Wosley Ferreira da Silva, 38, que residia na praia do Provetá, na Ilha Grande. Macacos mortos por febre amarela também foram confirmados na Ilha Grande indicando a presença do vírus da doença na região. Para manter a mobilização de vacinação, a prefeitura angrense manterá os postos de atendimento abertos para imunização durante todo o Carnaval. A secretaria de Saúde da cidade alerta para que pessoas que ainda não tenham sido vacinadas ou que receberam a imunização há menos de 10 dias evitem a Ilha Grande e os locais de matas e cachoeiras. A medida é para evitar o contágio. Os postos e locais de vacinação em Angra estão disponíveis no endereço da prefeitura de Angra.

Mangaratiba tem primeiro caso confirmado da doença

Nesta quinta-feira, 7, a secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também confirmou o primeiro caso de febre amarela em humanos na cidade de Mangaratiba. Agora são 55 casos em todo o Estado, com pelo menos 25 mortos.

Fotos: Prefeitura de Paraty/Divulgação

Siga-nos no Facebook e acompanhe as notícias de Angra dos Reis e Paraty.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome