Polêmica sobre as contas do ex-prefeito Zezé dominam debate político em Paraty | Foto: Reprodução

A prefeitura de Paraty lança nesta quinta-feira, 9, o programa Lugar de Aluno é na Escola, uma iniciativa coordenada pela secretaria de Educação local para enfrentar e erradicar, se possível, a evasão escolar, além de melhorar os resultados da rede pública municipal de ensino. A iniciativa faz parte do Pacto pela Paz lançado no ano passado pelo município e que envolve diversas secretarias da própria prefeitura e instituições, inclusive privadas.

De acordo com a secretária de Educação, Eliane Thomé, o Lugar de Aluno é na Escola quer garantir a permanência dos estudantes nas escolas e promover a busca ativa de crianças e adolescentes em idade escolar que não estejam matriculados e frequentando as aulas nas redes municipal ou estadual.

— Esse é o nosso compromisso: em Paraty, não vamos admitir criança ou adolescente fora escola. Temos certeza de que esta é a melhor forma, inclusive, de promover a prevenção à violência no município — conta a secretária de Educação.

O programa a ser lançado hoje utilizará ferramentas para identificar as situações de alerta e acionar uma rede de acompanhamento dos estudantes. Os casos de infrequência sem justificativa e de possível abandono da escola serão registrados em uma plataforma digital com informações georreferenciadas de todos os estudantes da rede municipal de Paraty – o observatório municipal de prevenção à violência, desenvolvido pela prefeitura de Paraty em parceria com a organização Comunitas.

Visitas — Será esta plataforma interativa que disparará alertas para a equipe de gestão do programa, visando o processo de acompanhamento do trabalho de recuperação do vínculo escolar. Este trabalho começa dentro da sala de aula, passa pelo coordenador pedagógico e pela direção da escola e, em último caso, conta com o apoio do Conselho Tutelar. Com as informações georreferenciadas do observatório, a equipe da Educação também poderá priorizar o atendimento a bairros ou regiões da cidade onde há mais registros de risco de evasão, trabalhando o vínculo com as famílias. Neste trabalho de busca ativa às crianças e adolescentes fora da escola, a equipe contará com agentes de saúde e assistentes sociais, priorizando a aproximação com as famílias. Os indicadores serão atualizados mensalmente.

Estado — Pelos dados do observatório de prevenção à violência haveria 241 alunos em situação de risco de evasão escolar na cidade de Paraty. A meta do programa é zerar estes casos até o fim de 2018. Já pelos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2017, seriam 930 crianças e adolescentes fora da escola em Paraty – número 30% menor que o registrado há cinco anos, mas ainda um desafio para o Poder Público. Muitos desses adolescentes deveriam estar cursando o ensino médio, que é de responsabilidade do Governo do Estado.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/educacao-paraty-ideb/

(*) Publicado antes na edição impressa nº 221 do Tribuna Livre.

Fotos: Divulgação / PMP / Reprodução (alto)

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome