Pela quarta vez desde 2004, Paraty foi considerada a cidade mais hospitaleira do Brasil. O levantamento é do Ministério do Turismo, fruto de uma pesquisa sobre hospitalidade feita com turistas estrangeiros que estiveram na cidade em 2016. Na avaliação, a cidade recebeu a nota máxima de 100% dos turistas, perguntados sobre a acolhida dos moradores aos visitantes. A notícia, claro, reforça Paraty como um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil.

— O paratiense vive do turismo e por isso ele recebe muito bem. É motivo de orgulho sim, mas é também uma coisa muito natural da cidade, do paratiense e de quem veio para a cidade morar. Fiquei muito satisfeito porque demonstra o empenho da cidade, cada vez valorizando a sua vocação turística — comemora Gabriel Costa, secretário de Turismo da cidade.

Desde que a pesquisa começou a ser feita, há 13 anos, Paraty teve pelo menos quatro vezes, 100% de aprovação. O próprio Ministério destaca que este é um feito único entre os destinos brasileiros avaliados no mesmo período. Paraty foi a 10ª cidade mais visitada a lazer no Brasil em 2016. A hospitalidade é um dos quesitos da pesquisa de demanda internacional conduzida pelo Ministério para orientar campanha de promoção da marca ‘Brasil’ no exterior.

Sul — Claro que a cidade não figura sozinha entre as que se destacam. Três municípios de Santa Catarina – Balneário Camboriú e Bombinhas, empatados, além de Florianópolis – alcançaram a segunda e terceira posições do ranking, com mais de 99,4% de aprovação. No Rio de Janeiro, tiveram destaque as cidades de Angra dos Reis (RJ) e Armação de Búzios (RJ), além de destinos já consagrados como Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), que também se destacaram como bons anfitriões.

No ano em que sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a hospitalidade do Brasil como um todo foi bem avaliada por 98% dos visitantes estrangeiros. Este foi, segundo o Governo federal, o melhor resultado do país desde 2010.

Foto: Felipe de Souza

Siga-nos no Facebook

Esta matéria foi publicada antes na edição nº 191 do Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome