Na última sexta-feira, 4, foi entregue à população de Angra dos Reis, na parte da tarde, a Ótica Saúde no Olhar, que fica localizada no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). A unidade vai oferecer óculos de forma gratuita aos alunos das escolas municipais e estaduais, idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio-doença que ganhem até dois salários mínimos.

O processo de obtenção dos óculos funciona da seguinte maneira. Depois de passar por consulta ambulatorial no centro oftalmológico, encaixando-se nos critérios determinados, a pessoa irá direto à ótica. Lá, o paciente vai escolher a armação que deseja e, sendo óculos de lentes normais, o acessório ficará pronto em poucos minutos. Os de lentes especiais e multifocais demorarão um mês para serem entregues.

A expectativa é de que sejam produzidos 400 óculos por mês. A estudante da rede municipal Alice da Silva Almeira, de 14 anos, recebeu os dela. Uma das primeiras a ganhar os óculos, ela escolheu minuciosamente dentre mais de 50 modelos de armação. A mãe da jovem aprovou a iniciativa.

– Foi ótimo. A gente não esperava receber os óculos sem custos. Isso nos ajudou muito. Só posso agradecer ao prefeito por esta excelente iniciativa – destacou Simone da Silva, moradora da Japuíba.

Enumerando as crescentes conquistas do HGJ, o secretário Hospitalar Sebastião Faria lembrou que o setor de saúde visual vem crescendo desde o dia 8 de dezembro de 2017, quando foi inaugurado o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar na unidade.

– Neste primeiro ano de funcionamento, contabilizamos cerca de seis mil atendimentos e realizamos 465 cirurgias de cataratas. Neste ano, vamos realizar mais 900 cirurgias e, além disso, vamos nos credenciar para realizar cirurgias oftalmológicas de alta complexidade – destaca o secretário Hospitalar.

O secretário de Saúde Renan Vinícius afirmou que a gestão do prefeito Fernando Jordão resgatou a saúde visual de Angra, que contabilizava mais de 9 mil pessoas em uma fila de espera.

– Hoje estamos dando um passo adiante. No início do ano letivo, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, visitará as escolas e fará uma triagem prévia para identificar os alunos que necessitam passar por um exame oftalmológico – informa.

Para o prefeito Fernando Jordão, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, esta é mais uma forma de dar dignidade à saúde da população angrense.

– O que nós estamos fazendo aqui hoje é mais um avanço para a saúde de quem não tem plano e depende do Sistema Único de Saúde – destacou o prefeito.

 

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome