No último domingo, 19, um grupo de 20 idosos atendidos pelo Asilo São Vicente de Paula, em Angra dos Reis, foi até o Hospital Geral da Japuíba (HGJ) para cuidar da visão. A iniciativa, apoiada pelo governo municipal, está vinculada ao programa Saúde no Olhar, que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com idade acima de 60 anos.

Eles passaram por consultas e exames oftalmológicos, sendo que alguns, por conta de apresentarem catarata – doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino –, precisarão ser operados. Ainda assim, na maior parte dos casos apenas o uso dos óculos já é o essencial para ajudá-los a enxergar melhor. Na ocasião, os idosos puderam escolher e também receber seus óculos na hora, de forma gratuita.

– Além do objetivo, muito fraterno, o que vale pra nós é dar mais uma luz àqueles que estão carentes da visão – explicou Cledson do Nascimento, representante do Asilo São Vicente de Paula.

O prefeito Fernando Jordão acompanhou o atendimento dos idosos no centro oftalmológico, no HGJ. Ele fez questão de destacar a alegria de fornecer ajuda àqueles que precisam de algo tão básico como enxergar.

– Fico feliz de ver os idosos e os alunos de escolas públicas recebendo óculos de graça. Isso melhora a leitura e a escrita, além de evitar acidentes – frisa o prefeito.

Podem receber óculos gratuitamente alunos das escolas municipais e estaduais, idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio doença, que ganhem até dois salários mínimos.

Os interessados que se encaixam nos critérios devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Lá, eles serão encaminhados para uma consulta no Centro Oftalmológico, que fica no HGJ. Constatada a necessidade dos óculos, eles poderão escolher o modelo e sair de lá na hora com seus óculos de lentes normais – os de lentes especiais e multifocais demorarão um mês para ficarem prontos.

 

 

Fotos: divulgação / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome