A prefeitura de Paraty anunciará em breve vários investimentos e obras em áreas como educação, saúde, infraestrutura e cultura. De acordo com o prefeito Casé Miranda (MDB), são ações possíveis, na maior parte dos casos, com verbas da própria prefeitura municipal, fruto de uma gestão equilibrada dos recursos.

— Estamos na contramão de muitas cidades, com as nossas contas em dia e planejando melhorias e benefícios para a população — explica Casé.

Entre as obras em fase já de conclusão estão a construção do cinema (foto ao lado), cuja entrega será neste mês de julho, e a reabertura da escola municipal Pequenina Calixto, a maior da cidade, que teve de ser praticamente reconstruída após um laudo da Defesa Civil apontar risco de queda no segundo pavimento. A obra original, feita há seis anos no governo anterior ao de Casé, teve de ser totalmente refeita, agora sim com mais segurança para as crianças e professores. Em vídeo nas redes sociais, Casé previu a entrega da ‘nova’ escola já na volta das férias escolares. Outro investimento prestes a ser concluído é o novo Mercado do Peixe, na Ilha das Cobras, que se tornará um verdadeiro entreposto de pesca que beneficiará muito a produção pesqueira local.

— Nós vamos melhorar bastante a vida do nosso pescador, facilitando o escoamento da produção e dando condições para que eles possam vender melhor o seu produto. Tenho certeza de que será um marco para a produção pesqueira de Paraty — confia o prefeito paratiense.

Além destas inaugurações já marcadas, há projetos que começam agora a partir de julho e poderão ser entregues este ano ou no primeiro semestre do ano que vem. Um deles é o novo Complexo Poliesportivo da Mangueira, um dos maiores bairros da cidade, além da escola técnica municipal e do centro de formação em economia criativa (Cefec), ações que fazem parte do Pacto pela Paz lançado no ano passado e cujo objetivo é oferecer formação, oportunidades e conhecimento aos jovens, em especial. Outra iniciativa da prefeitura para o segundo semestre será o asfaltamento de trechos da estrada Paraty-Cunha, via de responsabilidade do Estado mas que, pela importância estratégica para o turismo, terá esta obra financiada pelo próprio município.

Inaugurações — Já esta semana há duas inaugurações previstas. No dia 29 (sexta-feira), foi entregue a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia Grande, assegurando a balneabilidade da praia do bairro e tornando-se a primeira ETE administrada diretamente pelo município. Também está prevista a entrega da sede do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), transferida para um imóvel ao lado da UPA Municipal e do futuro Hospital São Pedro Alcântara.

Prefeitura conclui a reforma no prédio sede da 167ª DP

Com apoio da Eletronuclear, a prefeitura de Paraty está fazendo uma reforma na sede da 167ª Delegacia de Polícia na cidade (foto). A unidade funciona como Delegacia Legal há vários anos mas carência de manutenção do Governo do Estado. Estão sendo feitas pintura, recuperação de escadas na parte interna e outros benefícios que, segundo o delegado titular da unidade, Uriel Alcântara Machado, vão melhorar o atendimento aos cidadãos e, claro, a vida dos profissionais de segurança que atuam na cidade regularmente.

Prefeito lamenta decisão da Justiça Eleitoral

O prefeito de Paraty, Casé Miranda (MDB), lamentou a decisão da juíza eleitoral Camila Rocha Gerin, da comarca de Paraty, que na quinta-feira, 20, cassou o registro da candidatura vencedora das eleições de 2016. A decisão judicial em primeira instância ainda determinou a inelegibilidade de Casé e do vice-prefeito Luciano Vidal (MDB), no âmbito de um processo movido pelos adversários do prefeito na última eleição. Como Casé ainda não havia sido oficialmente notificado sobre o teor da sentença, ele apenas lamentou o clima de insegurança que a decisão gera sobre o serviço público.

— Eu lamento profundamente porque isso gera desconfiança para o servidor, para os secretários e para a cidade como um todo. Quem patrocina essas ações não o faz por interesse de ajudar o município e sim para atrapalhar. Eu e o Vidal não estamos preocupados com isso. Nosso trabalho continua, temos muita coisa a fazer para a cidade, pela nossa população — disse Casé em entrevista exclusiva ao Tribuna Livre na sexta, 21.

O processo que originou a nova sentença começou após o resultado da eleição de 2016, vencida pela coligação de Casé. O principal questionamento é o de que programas sociais teriam sido usados para influenciar o voto dos eleitores. Casé garante porém, que os benefícios assistenciais já existiam há anos, que são temporários e não tiveram crescimento no número de beneficiados por causa das eleições. Os advogados do prefeito aguardam a notificação oficial para apresentarem embargos à decisão e recursos. Em tese, os próprios embargos já suspenderiam os efeitos da sentença e portanto teriam o potencial de manter Casé e Vidal nos cargos, sem prejuízo para o dia a dia da prefeitura.

Fotos: Divulgação/PMP

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Para assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome