A inauguração do novo mercado de peixe na Ilha das Cobras, em Paraty, no início do mês, poderá abrir uma fase de mais prosperidade para os pescadores da cidade. Esta foi a avaliação feita pelo prefeito da cidade, Casé Miranda (MDB), durante a cerimônia de entrega da obra, custeada com recursos da própria prefeitura local.

— Esta aqui é mais uma etapa do que a gente vai fazer na Ilha das Cobras. Jamais o pescador do município teve um espaço como esse, o que vai permitir melhorar e valorizar este trabalho feito há décadas na cidade — aposta Casé (foto).

Com uma arquitetura inspirada nos antigos ranchos de pescadores, o novo mercado tem oito boxes azulejados cobertos por um telhado com claraboia, onde os pescadores poderão vender seus produtos diretamente aos moradores e turistas.

Para gerenciar os boxes de venda do pescado, a prefeitura vai apoiar a criação de uma cooperativa de mulheres pescadoras, fortalecendo também a tradição das mulheres que atuam como descascadoras de camarão no município. Paraty é o principal município produtor de camarão branco no Estado do Rio de Janeiro.

O mercado conta ainda com uma área administrativa que será compartilhada pela secretaria municipal de Pesca e pela Colônia de Pescadores Z-18. O presidente da Colônia, Márcio Oliveira, agradeceu à prefeitura pelo investimento.

— Este não é um mercado da prefeitura, ou do prefeito. É de todos os pescadores e nós temos que cuidar deste novo espaço — disse ele.

Com a inauguração do mercado, a prefeitura acredita que está dando um grande incentivo à segunda atividade econômica mais importante da cidade. A obra foi feita com recursos do município a partir de um projeto do escritório BAA Arquitetura, doado ao município pela organização social Comunitas, que apoia outras ações da prefeitura desde 2014.

Saúde — Durante a inauguração do novo espaço, o prefeito também anunciou a criação de um setor de saúde do pescador no âmbito da secretaria de Saúde, a ser coordenado pelo vice-prefeito Luciano Vidal (MDB), atual secretário da pasta.

(*) Publicado antes na edição impressa nº 224 do Tribuna Livre.

Fotos: Divulgação / PMP

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome